Futebol

Mesmo ainda sem 100% de condições físicas, Diego Souza se destaca

Com três gols em quatro jogos, Diego Souza vem se destacando neste início de temporada.

E olha que ainda nem sequer atingiu seu melhor nível físico, algo que o próprio considera fundamental para que tenha um grande desempenho. Mas essa crescente não surpreende a comissão técnica, que, pelo trabalho feito, garante que o Diego de 2012 será ainda melhor do que o do ano passado.

O camisa 10 viveu seus melhores momentos em 2011 quando conseguiu se condicionar fisicamente, após realizar trabalhos específicos para melhorar sua potência. Como ele não jogou regularmente no Atlético-MG antes de acertar com o Vasco, essa crescente foi inicialmente, Diego Souza é um dos jogadores do time que mais dão piques por partida 100% malmente, demora um pouco mais para se condicionar. Segundo o fisiologista do clube, Daniel Gonçalves, ele ainda está numa ascendente, mas, em meados de março, já vai atingir o auge de sua forma, que será superior ao alcançado em 2011.

Algo que também vem agradando é o número de piques que Diego Souza vem dando por jogo. Pelo monitoramente feito pelo clube, ele dá um número de arrancadas maior ou igual ao dos laterais do time, algo que, segundo Daniel Gonçalves, costuma ser raro para um jogador de meio de campo.

– O início do Diego é muito bom. E ainda vai melhorar. Até março ou de certa forma, retardada.

Para esse ano, porém, Diego já mostra um desempenho melhor, apesar de ser um jogador que, norabril, acreditamos que vai atingir o auge. Mas já dá para ver uma boa melhora se comparado ao ano passado – explicou o fisiologista.

Em 2011, Diego chegou ao auge de sua forma em momentos importantes, como nas finais da Copa do Brasil e no returno do Brasileirão. Neste ano, vai atingi-lo justamente durante a tão esperada Copa Libertadores.

Bom, se sem estar 100% já tem brilhado dessa forma...

\"Físico dele está ótimo e ainda vai melhorar\"

Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco

Diego está em fase ascendente. Sabendo que ele é um atleta que demora um pouco mais que os outros para atingir esse nível, o início de temporada tem sido ótimo. Pelo monitoramente que fazemos, ele tem dado um grande número de piques nesses jogos, números comparados ao de laterais, por exemplo. E ainda vai melhorar.

Em questão de percentual de gordura, por exemplo, está sempre baixo. Está num dos melhores níveis desde que chegou.

Trabalhos extras vão começar

No ano passado, os trabalhos extras feitos com Diego Souza serviram para que o jogador melhorasse sua potência mais rapidamente, pois ele depende muito das arrancadas durante as partidas. E, segundo a comissão técnica, para esta temporada, a programação será feita novamente.

Até agora, os trabalhos realizados com os atletas foram especificamente para a recuperação do condicionamento físico. Mas, já nos próximos dias, a comissão técnica voltará a aprimorar a potência do apoiador, com treinamentos específicos.

Nesse tipo de treino, Diego Souza participa de uma espécie de minicircuito, no qual precisa pular balizas e, depois, dar alguns piques curtos, além de correr com um elástico preso à sua cintura.

Por ser um jogador forte, musculação também é essencial para ele.

A opinião dos especialistas

\"O Diego sabe jogar. Mas a inconstância dentro de campo o atrapalha. Uma conversa com o técnico pode ser mais proveitosa\"
Roberto Assaf, colunista do Lance!

\"É cedo para dizer que dará certo. Diego fez jogos discretos este ano. Mas se vingar, o Vasco passará a ter um fator de desequilíbrio\"
Thiago Bokel, editor do Lance!

\"O Diego pode desequilibrar a favor do Vasco nesta temporada. Para isso acontecer, ele precisará muito da parte física\"
Vitor Birner, colunista do Lance!

\"É prematura qualquer previsão, mas a pré-temporada pode ser um diferencial, fazendo com que ele volte a ser protagonista\"
Flávio Garcia, editor do Lance!

Principais momentos de Diego em 2011

Começou a brilhar
Na edição do dia 27 de julho de 2011, o LANCE! mostrou como o bom momento de Diego Souza estava ligado ao estado físico dele (veja ao lado). Naquela época, ele vinha fazendo a diferença na Copa do Brasil. Nas quartas, no jogo de ida, contra o Atlético Paranaense, marcou um golaço e ajudou o time a se classificar. Na fase seguinte, fez gols nos dois jogos contra o Avaí. Neymar? No duelo com o Santos, pelo Brasileirão, ele mostrou todo seu repertório de jogadas e ainda marcou um golaço.

De três
Ainda pelo Brasileiro, Diego Souza se destacou contra o Cruzeiro, fora de casa. Inspirado, ele marcou três gols na vitória por 3 a 0 sobre o time mineiro.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147