Um olho em São Januário e outro em Macaé. O Vasco encerra neste domingo, em casa, às 16h (de Brasília), contra o Duque de Caxias, a sua participação na fase de classificação do Campeonato Carioca. E o Cruz-Maltino ainda sonha terminar na segunda posição para jogar por dois empates na semifinal. Para isso, a equipe do técnico Adilson Batista precisa vencer e ainda torcer por um tropeço do Fluminense, que encara o Volta Redonda, no Moacyrzão, no mesmo horário.
Com 26 pontos, o Vasco ocupa hoje a terceira posição, dois pontos atrás do Tricolor. Para o último jogo antes da semifinal, Adilson preferiu a cautela. A tendência é que os cinco jogadores pendurados com dois cartões amarelos - Pedro Ken, Guiñazu, Thalles, Montoya e Bernardo - sejam poupados. Certo que é Ken e Guiñazu, considerados titulares, não vão iniciar a partida.
O Duque de Caxias tem missão praticamente impossível para evitar o rebaixamento. Precisa vencer o Vasco, torcer por derrotas de Audax e Resende, e ainda tirar uma diferença de oito gols no saldo para o time do Sul Fluminense. O time será comandado pelo interino Mário Junior, já que o técnico Sérgio Farias pediu demissão. O atacante Rodrigo Dinamite, filho do presidente vascaíno Roberto Dinamite, pode fazer sua estreia. Ele fica no banco.
Philip Gerog Bennett apita a partida, auxiliado por Michael Correia e Diogo Carvalho Silva. A Rede Globo transmite para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere e o Premiere HD também transmitem no sistema de pay per view. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real com vídeos.