Milésimo gol sempre esteve ligado à história do Vasco, mas de uma maneira incômoda para a torcida. No dia 19 de novembro de 1969, o Santos enfrentou o Vasco pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a expectaviva era se Pelé marcaria o milésimo gol de sua carreira, e se tornaria o primeiro jogador profissional de futebol a atingir tal marca. Passou o primeiro tempo e nada. O Rei não conseguia furar o bloqueio do time cruzmaltino. Mas aos 32 minutos do segundo tempo, o camisa 10 da Vila invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Fernando. Emoção, tensão e todo mundo querendo registrar a imagem histórica. Pelé aguardou o posicionamento dos fotógrafos atrás das redes (foto), correu para a bola e mandou-a no canto esquerdo de Andrada.
Enquanto o ex-goleiro argentino socava o chão, já que não defendeu a cobrança por muito pouco, Pelé corria para dentro do gol, pegava e bola e, rodeado por membros da imprensa, iniciava um discurso em prol das crianças pobres e abandonadas do Brasil.
O santista chegou a vestir uma camisa do Vasco com o número mil nas costas e, aplaudido por mais de 65 mil pessoas, deu a volta olímpica no Maracanã.
O milésimo gol do Rei foi o ponto alto de uma carreira invejável. Ele próprio elegeu aquele momento como o mais significativo de sua vida entre os jogos em que vestiu a camisa do Santos.