Na próxima quinta-feira, oito ministros do Esporte de quatro continentes iniciarão, no Rio de Janeiro, uma série de reuniões para traçar a agenda dos 6º Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, que serão disputados no período de 26 de julho a 2 de agosto.
A informação foi dada neste sábado à Agência Brasil pelo secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Djan Madruga. Esta será a primeira vez que os oito países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) participarão da competição.
Os jogos serão abertos oficialmente no próximo sábado (26), durante solenidade no Estádio Célio de Barros, no Complexo Esportivo do Maracanã. O evento contará com disputas, já no domingo (27), de futebol, handebol, tênis e basquete, entre outras modalidades.
De acordo com Djan Madruga, os atletas que participarão dos jogos são todos jovens. “É uma competição da juventude. Nós estamos falando de atletas de modalidades desportivas até 16 anos e para-desportivas até 20 anos”, afirmou.
Na avaliação do secretário, o evento reforça a capacidade de organização do Rio de Janeiro para sediar grandes provas desportivas. “É mais uma ação que mostra que o Rio de Janeiro está no caminho certo para a realização desses grandes eventos, sem dúvida”.
Ele se mostra confiante em relação à disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - o Rio de Janeiro é uma das cidades concorrentes. “Eu tenho certeza que nós temos condições de fazer [sediar as Olimpíadas]. Estamos no caminho certo e mostrando essa competência”.
O Rio de Janeiro foi escolhido também como sede dos Jogos Mundiais Militares em 2011. No ano passado, a cidade abrigou os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
As provas dos 6º Jogos Desportivos acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, no Forte da Urca; na Escola Naval; e na Praia do Leme; e também no Estádio Célio de Barros.