A cidade de Boa Esperança no norte do Espírito Santo, viveu um dia de festa na manhã deste domingo. Cerca de 2.000 pessoas lotaram o Estádio Municipal da cidade para presenciarem a final da ESCUP Sub.13 entre Vasco e Flamengo.
Como todo o clássico a expectativa era grande em torno desse jogão. A responsabilidade maior de vitória era da equipe rubro-negra que jogava com a sua equipe principal de 2º ano, enquanto os vascaínos se apresentavam com uma equipe mesclada de 1º e 2º ano, pois a equipe de 2º ano do Vasco vencia o Fluminense em Xerém por 2 X 1 pelo Campeonato Estadual.
Com a proposta de fazer uma forte marcação no meio campo, fechando os espaços do adversário, e sair em velocidade no contra-ataque, a equipe se portou muito bem na primeira etapa resistindo às investidas do adversário e incomodando com o atacante Caio e o meia João Victor.
No segundo tempo, o panorama não mudou. O treinador Serginho fez duas alterações no intervalo, tirando o volante Hugo por peoblemas médicos e colocando o outro volante Lucas Santos, e trocou o atacante Pablo pelo outro atacante Leandro, para dar mais velocidade ao setor ofensivo da equipe.
O Flamengo tentava aproveitar a maior força física de seu time, mas o Vasco suportava bem. Em dois lance a arbitragem prejudicou o Vasco, a primeira ao marcar equivocadamente impedimento de Caio quando este entrava cara a cara com o goleiro rubro-negra e outro lance em que Renato recuperou a bola de forma limpa e invadia a área, mas o árbitro assistente assinalou falta.
O Vasco ainda fez mais uma substituição entrando o lateral direito Cassio no lugar de Lucas Alves, pois o adversário forçava o jogo pelo lado esquerdo com perigo.
O tempo normal acabou empatado em 0 X 0 e a decisão foi para as cobranças de pênaltis.
João Victor foi o primeiro a cobrar e converter para o Vasco. O goleiro Thiago defendeu a primeira cobrança deixando o vasco em vantagem. Lucas Santos também marcou o dele. E novamente Thiago fez outra bela defesa. Renato ampliou a vantagem. O terceiro pênalti do Flamengo foi convertido. E coube ao Zagueiro Yuri Ban, marcar o 4º pênalti e garantir o título vascaíno.
Festa total, a torcida do Vasco invadiu o gramado para comemorar com os jogadores vascaínos. O Vasco ainda recebeu os prêmios de artilheiro da competição, onde Caio fez 7 gols e o de melhor goleiro conferido ao arqueiro Thiago.
Após receber o troféu e dar a volta Olímpica, a delegação Vascaína fez uma carreata pelas cidades de Boa Esperança, comandada pelo Prefeito da cidade Romualdo Milanese, vascaíno declarado.