O coordenador de Eventos da Fundação Esportes de Pomerode (FUNPEEL,) Selvino Anderson Junior, veio ao Rio para definir datas e deliberar sobre outras providências, para o rally de velocidade daquela cidade, que acontece todos os anos. Até aí, nada de mais. Acontece que Selvino é um apaixonado pelo Vasco, um sentimento que está na família desde seu bisavô Axel, que passou pelo avô, Aroldo Anderson e chegou a seu pai, Selvino Anderson. E já passou para o neto (Joaquim) de 5 meses de idade. Esse sentimento trouxe Selvino a São Januário, para assistir Vasco e Cruzeiro na última quarta-feira (29/06).
Infelizmente, o Gigante da Colina perdeu por 3 a 0, mas isso, não diminui a alegria do torcedor catarinense que saiu de Pomerode, cidade com 27 mil habitantes e que fica no Vale do Itajaí (SC), para ver de perto o seu ídolo Roberto Dinamite. Selvino desenvolve um projeto com 55 crianças de Pomerode, entre 10 e 15 anos, através de uma escolinha de futebol, com apoio da Liga Pomerodense de Desportos, cujo presidente (Cascudo) é vascaíno roxo.
Pomerode surgiu com o início da imigração alemã no Brasil e tem hoje, uma imensa torcida vascaína. A colônia, criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, foi estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville, assim incentivada pelo Dr. Hermann Blumenau para que fortalecesse o comércio entre ambas. A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia.