Com gols de Abedi e Morais no segundo tempo, o Vasco tirou a invencibilidade de dez meses do Santos na Vila Belmiro ao bater o adversário por 2 a 0, neste domingo, pela 18ª rodada do Brasileirão. A vitória - a primeira desde o dia 30 de julho - levou o time cruzmaltino aos 26 pontos, na 9ª posição. Já o Peixe, que era o único invicto como mandante no campeonato, permaneceu na segunda posição, com 31 pontos.
Na próxima rodada, que marcará o fim do primeiro turno do campeonato, o Santos vai até Recife enfrentar o Santa Cruz, quarta-feira. No dia seguinte, o Vasco recebe o Figueirense em São Januário.
Morais define o placar com gol de pênalti
Com dificuldades para furar o forte bloqueio do Vasco, o Santos só criou sua primeira chance aos 19 minutos. Wellington Paulista chutou de fora da área e a bola saiu à esquerda do goleiro Cássio, levando perigo.
O time carioca, muito mais preocupado em defender e com apenas Jean no ataque, só foi ameaçar Fábio Costa aos 22 minutos. Ramon cobrou escanteio da direita e o zagueiro Jorge Luiz, livre, cabeceou sobre o gol santista. O Peixe respondeu aos 34, na melhor oportunidade para marcar na etapa inicial. Wendel tabelou com Kléber, recebeu dentro da área, matou no peito, mas chutou fraco, facilitando a defesa de Cássio.
Insatisfeito, o técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo, fez duas substituições no intervalo. Saíram Maldonado e André e entraram Leandro e Rodrigo Tabata. E foi o próprio Tabata quem quase marcou logo a um minuto do segundo tempo. Ele cobrou falta e Cássio foi no ângulo direito para colocar a escanteio.
Aos 12 minutos, novo ataque do Peixe. Kléber lançou Jonas dentro da área. O atacante santista dominou mas arrematou para fora. No minuto seguinte, o técnico Renato Gaúcho mexeu, tirando Ramon para a entrada de Abedi.
Deu certo. Aos 16 minutos, Abedi levou sorte em um lance dentro da área e a bola sobrou limpa para ele, que chutou rasteiro, no canto direito de Fábio Costa, que nada pôde fazer.
O Santos tentou uma pressão desordenada, e o Vasco acabou aproveitando para ampliar o placar. Aos 32 minutos, Wagner Diniz sofreu pênalti claro de Kléber. Na cobrança, no minuto seguinte, Morais chutou forte e definiu o resultado: 2 a 0.
SANTOS 0 X 2 VASCO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Giulliano Bozzano (SC)
Auxiliares: Marrubson Mello Freitas (DF) e Renato Miguel vieira (DF)
Cartões amarelos: Paulão, Andrade, Cássio, Morais, Wagner Diniz (Vasco) Wendel, Maldonado, Domingos, Fábio Costa, Wellington Paulista (Santos)
Gols: Abedi, aos 16, Morais, aos 33 minutos do segundo tempo
SANTOS
Fábio Costa; Dênis, Domingos, Luiz Alberto e Kléber; Heleno, Maldonado (Leandro), Wendel e André (Rodrigo Tabata); Jonas (Rodrigo Tiuí) e Wellington Paulista. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
VASCO
Cássio, Paulão, Fábio Braz, Jorge Luiz; Wagner Diniz, Andrade (Coutinho), Amaral, Ramon (Abedi), Morais (Madson) e Diego; Jean. Técnico: Renato Gaúcho.