A Taça Rio pode ter perdido prestígio, uma vez que os clubes que a disputam não tem mais chances de título carioca, mas uma final entre Vasco e Botafogo tem seu charme. Em situações semelhantes, uma vez que disputaram a Série B em 2021, os rivais duelam nos dois próximos finais de semana na última chance de ajustarem os times antes da estreia na Série B. Em jogo, muito mais do que o troféu.
- Serão jogos muito importantes. Clássico a gente sempre quer ganhar. Em se tratando de uma final, a gente vai entrar com todas as forças para vencer e ser campeão. Quem joga no Vasco tem de estar acostumado a conquistar títulos. É uma preparação de luxo para a Série B. Vamos jogar contra um adversário que vai estar forte na Série B. É uma preparação, mas temos de tratar com sabedoria para brigar e conquistar o título - avaliou Andrey.
Opinião parecida tem o capitão Leandro Castan. O zagueiro citou a rivalidade com Botafogo, mas também acredita que os clássicos contra o rival servirão como termômetro antes da estreia na Série B, contra o Operário-PR, no fim do mês. A CBF ainda não confirmou se o jogo será no dia 28 ou 29, em São Januário.
- É sempre um clássico independentemente do que vale. É um clássico, e clássico a gente sempre quer ganhar. Respeitamos muito o Botafogo, mas estamos focados no nosso trabalho e estamos em uma crescente muito boa. O Marcelo (Cabo) chegou, faz um ótimo trabalho. Vale muito para gente, como crescimento. O Botafogo também está na Série B, então, é um bom teste para sabermos qual o nível que estamos. É um bom termômetro para sabermos como estamos antes da estreia – disse Castan.
Morato: "Botafogo é o adversário do ano"
As comparações entre Vasco e Botafogo, neste ano, serão inevitáveis. Será a primeira vez na história que dois grandes clubes do Rio de Janeiro disputarão simultaneamente a Série B.
- O Botafogo é o adversário do ano, vai jogar a mesma divisão que a gente. Tem ainda a questão regional, né? Por mais que a gente não esteja na fase final do Carioca, vai ser válido essa Taça Rio. Vamos com tudo - ressaltou Morato que, apesar de estar há pouco tempo em São Januário, já percebeu a repercussão que um clássico carioca pode gerar, ao se destacar na vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo.
Zeca é outro que chegou nesta temporada ao Vasco e não quer deixar passar a oportunidade de levantar a primeira taça pelo clube.
- É um campeonato importante e muito para o Vasco. Eu sei que é um clássico, mas qualquer campeonato que o Vasco disputar, em qualquer esporte, o Vasco chega para ser campeão. Tenho certeza que serão jogos muito importantes para nós e sei que para eles também. Tomara que a gente saia vencedor. Estamos nos preparando há muito tempo para a Série B e serão jogos que também serão usados como preparação - concluiu o lateral.
Vasco e Botafogo começam a decidir a Taça Rio neste domingo, às 11h05, no Nilton Santos. O segundo e decisivo jogo será no sábado (22) seguinte, às 15h, em São Januário.