Futebol

Morte de Roberto Dinamite completa um ano nesta segunda-feira (08)

A morte de Roberto Dinamite completa um ano nesta segunda-feira. No dia 8 de janeiro de 2023, o maior ídolo da história do Vasco faleceu aos 68 anos. Uma partida que comoveu os torcedores vascaínos com a perda do ídolo, que recebeu homenagens de todos os cantos do mundo.

Em memória de Roberto, após um ano de saudade, o ge revisita todas as homenagens feitas ao maior ídolo da história do Vasco e a um dos maiores jogadores que já atuaram no futebol brasileiro. O eterno Roberto Dinamite.

Velório em São Januário

O velório de Roberto Dinamite foi aberto ao público e ocorreu durante nove horas, no gramado de São Januário. Neste período, alguns jogadores, ex-jogadores, dirigentes e famosos foram ao local para se despedir do maior ídolo da história do Vasco.

A estimativa de público presente em São Januário foi de 50.000 pessoas.

Homenagens ao redor do mundo

Diversos atletas, clubes e personalidades homenagearam Roberto Dinamite através das redes sociais. Dos rivais cariocas ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte do ídolo do Vasco.

A torcida do Porto, clube português, estendeu uma faixa escrita "Roberto Dinamite é eterno", em um jogo da equipe pela Taça de Portugal. O Vasco agradeceu o carinho nas redes sociais.

Avenida Roberto Dinamite, nº10

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é vascaíno, anunciou no dia da morte de Roberto que aceitou a sugestão de torcedores que pediam homenagem ao grande artilheiro com o nome da rua em frente ao estádio do Vasco.

Paes escreveu que a Rua General Almério de Moura, no trecho em frente ao estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como estádio de São Januário, passaria a se chamar Avenida Roberto Dinamite.

A estreia do Vasco no Carioca 2023 foi repleta de homenagens a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. Os jogadores que entraram no campo de São Januário para enfrentar o Madureira vestiram camisas com uma imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a de número 10, eternizada pelo ex-atacante, não foi usada.

O minuto de silêncio, antes de a bola rolar, foi emocionante. Os atletas dos dois times se reuniram no meio do campo. Então, Valentina, neta de Dinamite, colocou uma camisa com o número 10 no centro - ela foi a única presente a vestir um modelo com o nome do avô.

Minuto 10

Ainda na estreia, houve uma nova homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo. O jogo foi paralisado para uma salva de palmas e cantos da torcida vascaína. A tradição dos gritos a Roberto na torcida do Vasco se manteve durante toda a temporada, sempre no minuto 10 do primeiro tempo.

- Ah, é Dinamite! - canta a torcida.

Vasco x Santos

No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco e o Santos protagonizaram homenagens a Roberto Dinamite, que faleceu em janeiro de 2023, e a Pelé, maior ídolo da história do clube santista, que faleceu em dezembro de 2022.

Payet e a camisa 10

Grande contratação do Vasco em 2023, Payet recebeu a camisa 10 vascaína, eternizada por Roberto Dinamite, das mãos da neta do maior jogador da história do clube, Valentina.

Desde a apresentação do meia francês, o jogador sempre demonstrou estar por dentro da importância de Dinamite para o Vasco. Payet prometeu honrar a camisa 10 do ídolo - e o fez, principalmente na partida contra o América-MG, em grande estilo.

O gol de Payet no estilo Roberto

Na arrancada contra o rebaixamento, um dos jogos mais marcantes foi contra o América-MG, em São Januário. No fim da partida, Payet marcou um belo gol de falta e deu a vitória por 2 a 1 sobre o a equipe mineira. O lance foi comparado por torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite.

Como se não bastasse a curiosidade dos gols, durante a comemoração, Payet apontou para o patch com o rosto de Roberto Dinamite, estampado na camisa do Vasco.

Após o fim do campeonato, Payet disse que "lá de cima" Roberto Dinamite olhou pelo Vasco e ajudou na vitória contra o América-MG. 

Filha de Dinamite "sentiu" gol

Após a vitória do Vasco contra o América-MG, Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, compartilhou um depoimento nas redes sociais sobre o momento do gol de Payet, no qual afirmou que sua irmã Roberta previu o golaço do francês, que homenageou Dinamite.

- Na hora da falta, ela pegou a medalha que meu pai deu à ela e disse: "Pai, desce e faz o gol, por favor". Agora, estamos no carro vendo os gols, as fotos, e vimos que ele apontou para o emblema do meu pai na blusa. Queria agradecer à torcida e ao Payet por todo o carinho.

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro até hoje, com 190 gols, e é o "Rei dos Clássicos", como o maior artilheiro dos confrontos entre Vasco e Flamengo, Vasco e Fluminense e Vasco e Botafogo.

Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Maior artilheiro da história do clube com 708 gols em 1.110 jogos, Dinamite seguirá eterno na história do Vasco e no coração de todos os torcedores vascaínos.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (40,35%)
Empates 17 (29,82%)
Derrotas 17 (29,82%)
Total 57
Gols
Marcados 75 (51,02%)
Sofrido 72 (48,98%)
Total 147
Saldo 3
Cartões
Amarelos 146 (91,82%)
Vermelhos 13 (8,18%)
Total 159