O juiz Bruno Arthur Manfrenatti, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do TJ do Rio, negou ontem diversos pedidos do MP do Rio a respeito do controle no acesso de torcidas organizadas nos estádios, principalmente nos grandes jogos. O caso aguardava julgamento desde 2017.
Entre as solicitações principais, foi barrado o pedido para que clássicos entre os quatro grandes clubes do estado - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - sejam disputados com torcida única, sendo ela apenas do mandante da partida.
Segundo o magistrado, não foram apresentados dados suficientes para respaldar a decisão. Fica mantida a responsabilidade do clube mandante de garantir a segurança de todos os torcedores presentes ao estádio, independentemente do clube para qual torcem.
Também foram negadas as solicitações para cadastrar todos os integrantes de torcidas organizadas, assim como a implementação de controle nos acessos aos jogos e o veto a distribuição de ingressos.
Eram réus no processo, além dos quatro grandes clubes do Rio, a Ferj e a CBF. A Federação de Futebol do Rio foi representada pelos advogados Marllus Lito Freire e Joana Prado.