O ex-treinador vascaíno Hélio Rubens veio a São Januário na noite da última quinta-feira (23/02) para acompanhar a partida entre Vasco e Franca, válida pela 23ª do NBB 9. O ídolo cruzmalitno presenciou a vitória do Almirante sobre o time comandado por seu filho Helinho, também ídolo da torcida vascaína. Bicampeão Nacional em 2000 e 2001 pelo Vasco, Hélio comandou o time de ouro na melhor fase do basquete cruzmaltino. No dia 14 de janeiro de 2016, o ex-técnico já havia retornardo ao palco em que treinou por muitos anos o Vasco e ficou à frente do time multicampeão na reinauguração do Ginásio Vasco da Gama. Ídolos como Rogério, Helinho, Demétrius, Vargas e Mingão, disputaram o jogo festivo contra o próprio Franca.
Para o ex-treinador é sempre uma grande emoção voltar ao ginásio onde se tornou ídolo da torcida. O antigo comandante do Gigante falou sobre o coração ficar dividido num confronto como este, já que também fez história em Franca (cidade natal) e hoje tem o filho como treinador da equipe.
- A emoção é muito grande. Assisti o jogo de duas equipes que estão no meu coração: Vasco e Franca. O trabalho que fizemos aqui é reconhecido até hoje, é algo bonito que o esporte nos traz. O time atual do Vasco vai se acertar, tudo tem um tempo certo para acontecer. O coração bate mais forte quando venho aqui a São Januário. Sempre fiz tudo com bastante intensidade, como se fosse a última vez, e o Vasco está em meu coração - completou Hélio Rubens.
Apesar de estar do lado oposto no duelo de ontem, Helinho não escondeu a alegria em estar na Colina Histórica. Muito querido pelos vascaínos, que gritaram seu nome nas arquibancadas, o eterno camisa 4 de São Januário falou sobre a emoção de retornar ao local onde teve as maiores conquistas da carreira.
- É sempre muito gostoso estar de volta em São Januário, um lugar que eu tive tanta alegria e tive os maiores momentos da minha carreira. Me sinto muito feliz de estar aqui e ver o Vasco com uma grande equipe, com chances de chegar a final e ser campeão. O Vasco merece isso. Recebo tanto carinho da torcida e dos funcionários e tento retribuir com muito carinho e amor tudo que recebo aqui em São Januário - disse Helinho.