O técnico Muricy Ramalho comentou sobre a situação do técnico Ricardo Gomes, que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico durante o clássico Flamengo e Vasco, no último domingo, e foi submetido a uma cirurgia. O estado de saúde de Ricardo Gomes gerou lembranças em Muricy Ramalho sobre o ex-técnico Telê Santana. Segundo o técnico santista, o estresse provocado pela profissão provocou a doença de Telê, que sofreu uma isquemia cerebral em janeiro de 1996 e teve que abandonar o futebol. O ex-treinador do São Paulo e da seleção brasileira morreu em 2006 por complicações devido a uma infecção intestinal.
Trabalhei com um dos melhores técnicos (Telê Santana), eu vi ele ficar doente por isso. Futebol no nosso nível é 24 horas. É preocupante, as pessoas que trabalham tem que estar com os exames em dia, lembrou Muricy.
O caso de Gomes serviu de lição para o treinador, que está preocupado com estresse do futebol. Além de reconhecer que precisa se cuidar, Muricy revelou que faz exames médicos com frequência para cuidar da saúde.
Tenho a minha preocupação Porque sei que o estresse é grande, preciso me cuidar, fazer os exames. Fiz há uma semana. Parece que o cara (Ricardo Gomes) é calmo, mas não é. A pressão vai lá em cima, treinador vive por resultados. Se o cara quer ser treinador sem muito compromisso, não se expor muito, tudo bem, é diferente, afirmou Muricy Ramalho.
O treinador do Santos pediu para diminuir as visitas a Ricardo Gomes para não atrapalhar a recuperação.
Estamos alegres pela recuperação dele (Ricardo Gomes) e ele está se recuperando legal. O que sabemos é que precisa deixá-lo um pouco em paz. Foram rápidos no atendimento e deve se recuperar. Claro que precisa se reunir com a família para depois ver o que deseja para o futuro, concluiu.
De acordo com o médico do Vasco, Alexandre Campelo, é natural o quadro de inquietação de Gomes depois de três dias em coma induzido. Ao retirar parcialmente os aparelhos e diminuir os medicamentos, Gomes quis tocar em todos que estiveram na UTI para vê-lo durante a quinta-feira.