A estréia do Vasco no Campeonato Carioca, neste domingo, decepcionou os torcedores vascaínos. Mesmo criando muitas chances durante toda a partida, a equipe foi surpreendida e perdeu por 2 a 1 para o Madureira, em São Januário. Os gols foram anotados por Muriqui (dois), que já defendeu o time cruzmaltino por três anos, e Abuda. Com este resultado, o time da Colina é o único dos grandes que não conquistaram uma vitória na primeira rodada. O Tricolor suburbano fica com três pontos, enquanto os cruzmaltinos com zero.
Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Americano, quarta-feira, às 21h45, também em São Januário. Já o Madureira pega o Cabofriense, na quinta, às 16h, no Conselheiro Galvão.
O Vasco começou a partida de forma mais ofensiva e criou as melhores chances no início do primeiro tempo. Aos quatro minutos, Alan Kardec entrou na área e bateu rasteiro, mas o goleiro Renan fez boa defesa, salvando com os pés.
Embalado, o time cruzmaltino teve uma boa oportunidade de abrir o placar aos 29 minutos. Alex Teixeira deu um belo drible em Paulo César, mas chutou em cima do arqueiro do Madureira.
A pressão do time da casa aumentou no fim da primeira etapa. O atacante vascaíno Alan Kardec cabeceou forte e a bola explodiu no travessão do Madureira. Na sobra, Leandro Bonfim chutou e o goleiro Renan fez uma linda defesa.
O time da casa voltou para o segundo tempo com a mesma mentalidade ofensiva com que começou a partida. Porém, foi o Madureira que abriu o placar em São Januário. Aos 11, após duas belas defesas, o goleiro Tiago, do Vasco, não conseguiu evitar o gol de Muriqui, que chutou forte no fundo da rede.
Após um primeiro tempo de muitos erros da arbitragem, os vascaínos podem reclamar principalmente de uma jogada. Paulo Roberto derrubou Wágner Diniz dentro da área do Madureira, mas o juiz da partida não assinalou a infração.
Aos 35 minutos, Alex Teixeira tocou rasteiro para dentro da área e Abuda, no carrinho, empatou a partida. Mas a felicidade dos torcedores vascaínos duraram apenas três minutos. O atacante Muriqui chutou forte sem chances para o goleiro Tiago:2 a 1.
VASCO
Tiago, Wagner Diniz, Vilson, Jorge Luiz e Calisto; Jonílson, Beto (Bruno Meneghel), Leandro Bomfim (Xavier) e Morais; Alex Teixeira e Alan Kardec (Abuda).
Técnico: Alfredo Sampaio
MADUREIRA
Renan, China, Paulo César, Odvan e Amarildo; Marcelo Mendes, Wagner, Paulo Roberto (Ruy) e Thiago Brito (Amaral); Creedence (Felipe Alves) e Muriqui.
Técnico: Carlos Roberto
Data: 20/01/2008 (Domingo)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Público: 10.671 pagantes
Renda: R$ 112.622,00
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Marcos Antonio Santos (RJ)
Cartões amarelos: Morais e Jorge Luiz (Vasco). Amarildo, Marcelo Mendes e Odvan (Madureira).
Gols: Muriqui, aos 11 minutos; Abuda, aos 35 minutos; e Muriqui, aos 38 minutos do segundo tempo.