Futebol

Muriqui, ex-Vasco, é ídolo na China

\"Elsinho


O atacante Muriqui chamou a atenção no futebol brasileiro pelas exibições no Vasco e no Atlético-MG. O jogador, de 26 anos, hoje é ídolo do Guangzhou Evergrande, da China. O time ficou famoso no Brasil após a contratação do meia argentino Darío Conca, astro do Fluminense na conquista do Brasileirão 2010.

Muriqui chegou ao Guangzhou em 2010, quando o time ainda estava na segunda divisão da Liga Chinesa. Após uma ascensão meteórica, a equipe chinesa hoje é bicampeã da elite do futebol nacional. O atacante brasileiro, inclusive, foi artilheiro da edição 2011.

Em entrevista ao R7, Muriqui disse que está muito feliz no Guangzhou. O atacante acaba de renovar contrato com a equipe chinesa pelas próximas quatro temporadas. Ele rechaça, no entanto, o título de ídolo no clube.

— [O reconhecimento] é fruto de um trabalho. Eu procuro me dedicar bastante aos treinamentos, para que no jogo possa estar bem. Tenho feito um bom trabalho, e quero sempre me dar ao máximo.

A torcida, no entanto, já considera Muriqui como um de seus ídolos. O jogador diz que tem uma relação \"muito legal\" com os torcedores do Guangzhou.

— Eu não esperava esse carinho que eu tenho recebido, é uma situação muito legal de se viver, e eu tenho vivido isso aqui na China. Espero que, enquanto eu estiver jogando aqui, eu possa estar ajudando a equipe dentro de campo e que esse relacionamento possa se estreitar ainda mais.

Muriqui diz que, em dois anos, não aprendeu o mandarim, idioma local. Dentro de campo, o atacante usa algumas expressões em inglês para tentar se comunicar, mas lembra que no futebol não é necessário o domínio de um idioma: \"A linguagem em campo é universal, com gestos\".

O atacante também aposta no crescimento do futebol chinês nos próximos anos.

— Precisa evoluir bastante ainda, eles [chineses] infelizmente ainda estão em um estágio inferior ao futebol mundial. Mas acredito que daqui para a frente, trazendo grandes jogadores e treinadores de renome, que teriam mercado na Europa, o futebol chinês vai evoluir bastante.

Muriqui também falou sobre a má impressão deixada pela seleção chinesa no amistoso realizado em setembro deste ano. Para o atacante do Guangzhou, clube que forma boa parte da base do time da China.

— O meu time tem sete ou oito jogadores na seleção, e jogaram apenas dois ou três. Não que o Brasil não ganharia, acho até que seria com facilidade mesmo, mas não seria 8 a 0 o placar.

Futuro

O lado financeiro é o maior fator para a permanência de Muriqui na China nos próximos anos. O atacante diz que espera ficar pelo menos mais duas temporadas no futebol asiático, embora reconheça a vontade de voltar a jogar no Brasil um dia.

— Eu tenho 26 anos, hoje minha mulher está grávida, financeiramente eu tenho aqui uma situação muito confortável, talvez no Brasil eu não receberia o que eu recebo aqui. É muito complicado quando você pensa em voltar, e dá muita vontade quando você vê o Campeonato Brasileiro no nível que está, mas aí eu paro e penso: \"vou ter meu filho, minha mulher\". Então por enquanto eu penso em ficar por aqui.

Apesar da questão do salário, Muriqui ressalta que não vê o futebol chinês apenas como uma forma de ganhar dinheiro.

— Tenho procurado dar o máximo, porque eu acredito que não adianta vir aqui só ganhar dinheiro, como alguns jogadores fazem, tem que vir aqui para jogar e marcar seu nome.

Fonte: R7.com.br
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147