O Vasco passou do Marcílio Dias, na estreia da Copa do Brasil, ao vencer por 3 a 1, em Itajaí, e vai enfrentar o Água Santa, de São Paulo, também em partida única. A bola rola na próxima quinta-feira (7), às 20h, em São Januário, e o time do técnico Ramón Díaz tenta não repetir o mau resultado da temporada passada, quando acabou eliminado do torneio a essa altura.
No dia 16 de março de 2023, os cariocas, após golearem o Trem, do Amapá, por 4 a 1, em Brasília, receberam o ABC, de Natal. Durante os 90 minutos, o placar não saiu do zero e, nas cobranças de pênaltis, os visitantes levaram a melhor, despachando Pedro Raul e companhia. A desclassificação causou grande revolta e chuva de críticas à diretoria, à época.
Para o jogo contra o Água Santa, o Vasco terá o francês Payet, principal peça de meio, de novo à disposição. O jogador desfalcou o grupo na viagem para Itajaí em função de quadro gripal, mas se recuperou e será relacionado para pegar a Portuguesa, em São Januário, no domingo (3), às 18h10. Se vencer, o Cruzmaltino garante vaga nas semifinais do Campeonato Carioca.