Sem sofrer gols há três partidas, o Vasco voltará a conquistar o Campeonato Carioca, depois de 12 anos, se o goleiro Martín Silva continuar invicto na segunda partida da final contra o Botafogo, no próximo domingo, no Maracanã. Um dos responsáveis pelo bom momento da defesa cruz-maltina é o argentino Guiñazu, capitão da equipe. Torcedor do clube de São Januário, Lucas Guiñazu, filho do camisa 5, está contando os minutos para ver o pai levantando o troféu de campeão estadual, mas de uma forma diferente. O menino gostaria de ver o volante balançando as redes do alvinegro e sendo o herói da partida.
Aos 36 anos, Guiñazu defendeu Newell's Old Boys, Perugia, Independiente, Saturn, Libertad e Internacional antes de vestir o uniforme do Vasco e tem 16 gols na carreira. Pelo clube carioca ele ainda não balançou as redes. Lucas lembra de apenas um dos gols do volante, na vitória do Internacional sobre o Goiás, em 2009. Apesar de saber que o pai tem características defensivas, ele não deixa de sonhar.
- Ele só fez um quando foi 5 a 0 para o Internacional. Seria muita imaginação (sobre um gol na final sobre o Botafogo) - disse o menino que errou o placar da vitória colorada. O time gaúcho venceu o Esmeraldino por 4 a 0.
Nascido no Paraguai, Lucas joga em uma escolinha do Vasco, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Assim como com os adversários, Guiñazu marca o filho de perto e cobra para que ele tenha a mesma dedicação em campo.
- Ele me chama atenção e fala para eu jogar com mais raça.
Com a vitória de 1 a 0 do Vasco, de Guiñazu, sobre o Botafogo, o time de São Januário jogará pelo empate no próximo domingo, no Maracanã, para ficar com o título do Campeonato Carioca. Para o Alvinegro ficar com o troféu, será necessário vencer por dois ou mais gols de diferença. Triunfo da equipe de René Simões por um gol de diferença levará o duelo para os pênaltis.