A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite de ontem o calendário do futebol nacional para 2007. Para quem aguardava uma adequação ao calendário internacional, fica a frustração. O Campeonato Brasileiro terá início em 13 de maio e acabará em 2 de dezembro, e não começando em agosto e terminando em maio, como nas principais competições nacionais do mundo.
A maioria dos campeonatos estaduais começam em 17 de janeiro e a Copa do Brasil, principal competição brasileira do primeiro semestre, em 14 de fevereiro. A participação dos brasileiros na pré-Libertadores começa em 31 de janeiro.
Durante a Copa América da Venezuela, nos dias de jogos da Seleção Brasileira não haverá rodada dos campeonatos, as quais ocorrerão nas quintas-feiras ou sábados, conforme a situação.
- O Brasil precisa se adequar à realidade mundial. Não seria a solução, mas iria atenuar a saída de jogadores no meio do Campeonato Brasileiro - comentou o colunista do LANCE! Paulo Vinícius Coelho, que acrescentou: - A situação não foi tão ruim este ano graças à Copa do Mundo, que distribuiu os olhares para outros países, além do Brasil. É lamentável não ter havido a adequação.
A Série B começará na mesma data da Série A, mas terminará uma semana antes para, segundo a CBF, permitir que o seu final tenha visibilidade. Já a Série C tem o seu início marcado para 8 de julho, para permitir o conhecimento dos clubes classificados dos estaduais com 60 dias de antecedência.