O narrador Daniel de Paula, do canal SporTV PPV, fez o seguinte comentário durante o jogo Vasco 1×1 Ponte Preta:
O Vasco, que conquistou seu primeiro título em 1923, com um time que sofreu preconceitos, rompeu barreiras, tinha negros e pobres. Foi campeão e no ano seguinte os outros clubes formaram uma nova liga e excluíram o Vasco. E falaram assim: (
) Vai jogar se mandar embora os negros e os pobres do time. O Vasco preferiu ficar com os jogadores e jogou a segunda divisão do ano seguinte (1924).
Confira o link deste trecho da transmissão do jogo: http://globotv.globo.com/globocom/tempo-real/v/vasco-homenageia-campeoes-de-1923-com-nomes-nas-camisas/2745690/
______________
Comentário do Casaca:
O Vasco não disputou a segunda divisão em 1924 coisa nenhuma.
Naquele ano, Flamengo, Fluminense, Botafogo, América e Bangu criaram uma liga oficiosa, chamaram o Vasco e este não quis participar pelos motivos sabidos e ditos na transmissão.
O Botafogo, lanterna do Campeonato Carioca de 1923, teria que disputar uma partida contra o primeiro colocado da segunda divisão (Helênico) para decidir quem jogaria a primeira divisão do ano seguinte. Ambos terminaram na liga oficiosa e também para ela foi chamado o Sport Club Brasil (que nem estava na segunda divisão e terminaria em último lugar no certame com dois pontos ganhos em 14 jogos). O outro participante da liga oficiosa foi o São Cristovão, que jogara a primeira divisão em 1923.
Já o Andaraí, sétimo colocado no Campeonato Carioca de 1923 da 1ª divisão, preferiu permanecer na liga oficial e nela clubes de segunda e terceira divisão do ano anterior (pela LMDT) também participaram do Campeonato de 1924.
Neste campeonato (oficial), o Vasco se sagrou Campeão Invicto, vencendo todas as partidas e o título do Fluminense sempre foi considerado oficioso.
Muitas publicações através dos anos ignoraram o título de 1924 do Fluminense, porque oficioso, e mesmo aquelas que o consideraram válido o puseram em segundo plano, em razão de o Campeonato Oficial do Rio de Janeiro (1ª divisão) ter sido aquele disputado pelo Vasco. Campeonato este sem preconceitos, social ou racial quanto a atletas das mais variadas equipes, como o Vasco ensinou à elite futebolística da época, ser o caminho para o futuro no esporte.
Em 1925, em função da renda perdida, fruto da baixa frequência de público na liga oficiosa do ano anterior, a elite chamou o Vasco novamente para a AMEA (sem questionar a inclusão de qualquer atleta do plantel cruzmaltino).
Ressalte-se que o Vasco era o clube mais popular da época e também de maior torcida presente aos estádios (vide arrecadação do Vasco em relação aos demais no Campeonato Carioca de 1925, mesmo terminando o time cruzmaltino em terceiro lugar na competição), daí o motivo real do novo convite feito pela AMEA.
Vasco: Total de arrecadação em 1925: 140:932$000
Flamengo: Total de arrecadação em 1925: 99:745$000
Fluminense: Total de arrecadação em 1925: 96:302$000
América: Total de arrecadação em 1925: 54:205$000
Botafogo: Total de arrecadação em 1925: 42:321$900
Com a entrada do Vasco na AMEA, em 1925, esta passou a ser a liga oficial e nela foram disputados a partir daquele ano os campeonatos de primeira e segunda divisões do Rio de Janeiro.
Casaca!