Na reta final do Campeonato Brasileiro, os times do Rio de Janeiro estão longe das primeiras posições. Nenhuma equipe carioca tem chances de se classificar para a Taça Libertadores de 2016 e a única conquista é o retorno do Botafogo à elite nacional com o título da Série B. Por isso, o narrador Luis Roberto fez um alerta durante o programa “Bem, Amigos!”.
- O futebol do Rio não pode continuar nesse marasmo. O diagnóstico é muito simples: o futebol do Rio precisa investir na sua reinvenção do ponto de vista estrutural, do ponto de vista da gestão, que tem de ser mais contemporânea - disse Luis Roberto.
O Flamengo é o melhor time carioca no nacional, mas ocupa apenas a 11ª colocação, com 49 pontos. A duas rodadas para o fim do campeonato, o time não pode mais alcançar o São Paulo, que fecha a zona de classificação para a Libertadores, com 56 pontos. O Fluminense só na última rodada conseguiu se livrar do risco de rebaixamento, ocupando a 14ª colocação, com 46 pontos. O Vasco, por sua vez, ocupa a 18ª colocação com 37 pontos, três a menos que o Figueirense,
- É preciso colocar a mão na consciência. Ou o futebol do Rio se reinventa, ou vai ficar sobrevivendo das grandes marcas e de títulos esporádicos. Passa pela profissionalização da gestão, sem dúvidas - disse Luis Roberto.
O narrador apontou o investimento em infraestrutura como outro fator importante na “reinvenção” do futebol carioca. Ele também acredita que os quatro principais times do Rio precisam se unir.
- O ano começou muito mal, com uma cisão entre Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, uma cisão que se estende por conta de uma mudança na fórmula de uma competição que estava bem resolvida - disse Luis Roberto, referindo-se ao Campeonato Carioca.