A passagem de Manoel Fontes, mais conhecido como Neca, pela vice-presidência de futebol do Vasco durou pouco mais de dois meses, mas foi o suficiente para gerar uma série de polêmicas. Depois de uma curta temporada na Europa, o dirigente voltou ao Brasil e reagiu com bom humor às duras críticas que Tita lhe fez em entrevista ao jornal \"O Dia\". Sempre solícito com a imprensa, ele conversou com o JORNAL DOS SPORTS, criticando a maneira como o futebol é administrado pelos clubes brasileiros e também não poupou o ex-treinador do Vasco.
\"Eu estava na Europa nesses últimos dias e sequer fiquei sabendo dessas declarações do Tita\", disse Neca. \"Não entendo o que mais o Tita queria. Será que ele queria que eu treinasse o time? Eu nunca o questionei. Administrei o futebol do Vasco como a uma empresa e não influenciei na parte técnica. Ele não soube assumir a incompetência dos seus erros\", disparou o dirigente, que criticou o ex-treinador por ter contratado jogadores que eram agenciados por ele mesmo.
\"Tanto não influenciei nas decisões do Tita que eu permiti que ele trouxesse aquelas merdas daqueles jogadores que nos indicou. Aonde estão eles agora que o Tita saiu? Nem aparecem mais no time! Nós só fomos ter conhecimento de que ele estava agenciando estes jogadores quando um amigo nosso nos falou. Ele tem que decidir se é técnico ou empresário\", atacou.
Neca ainda falou sobre sua experiência como dirigente e a maneira como o futebol é administrado no Brasil. \"O futebol no Brasil é muito amador. Hoje em dia, a grande maioria dos dirigentes não é profissional, eles são torcedores. As pessoas não compreendem o sentido de hierarquia, são movidas pela paixão e não pelo profissionalismo, acabam se atrapalhando na administração. Quando eu assumi a vice-presidência do futebol do Vasco, administrei aquilo como a uma empresa, da maneira correta. As pessoas diziam que eu era inexperiente, mas estou envolvido com o futebol do Vasco há décadas, mesmo sem ter um cargo\", explicou o ex-dirigente, que está torcendo pela permanência do Vasco na Série A.
\"Ando conversando com o Roberto Dinamite e com o Lancetta, amigos meus de décadas. Vou aparecer lá no Vasco um dia desses para dar uma força ao Renato Gaúcho e ajudarei eles em tudo o que precisarem, estou torcendo muito pelo time. E garanto que o Vasco não vai ser rebaixado!\", disse Neca.