A cada final de temporada é comum ver muitos atletas serem especulados em determinados clubes. Nesse período surgem nomes de todo tipo de jogador, desde os mais famosos até os considerados apostas. No inicio de 2010 muitos atletas foram colocados no Vasco, mas ao analisarmos os que realmente vieram, tomamos conhecimento que nem metade dos nomes apontados, vestiram a camisa do Gigante da Colina nessa atual temporada.
Para que o torcedor entenda que nem sempre o que é noticiado na imprensa condiz com a realidade, o SUPERVASCO.COM fez uma seleção e montou o elenco cruzmaltino de acordo com as especulações que surgiram no início desta temporada.
Para começar, escolhemos um cargo que hoje é questionado por parte da torcida: o de treinador. Se o que era noticiado pela mídia realmente acontecesse, o Vasco teria disputado o Campeonato Carioca sob comando de Abel Braga, atualmente no Al-Jazira-EUA.
Na camisa 1 pouca surpresa, pois Fernando Prass foi sempre foi apontado como titular e até mesmo por isso a diretoria do clube não foi ao mercado atrás de alguém que chegasse para ocupar a posição.
Na lateral-direita, apenas o nome de George Lucas, na época jogador do Santos, apareceu. Naquela oportunidade, o cruzmaltino acabara de não renovar contrato com Paulo Sérgio, titular ao longo de toda a Série B, e decidiu aposta em Élder Granja, já que Fagner não passava confiança.
Na lateral-esquerda, o especulado na época foi o Júlio César, o melhor do Brasileiro de 2009 em sua posição. O atual jogador do Fluminense chegaria para substituir Ramon, que por conta de um problema com Internacional não pode iniciar a temporada pelo clube de São Januário.
Já para a zaga, que na época era o maior problema da equipe vascaína, o que não faltaram foram nomes de atletas que já estavam acertados. Dentre todos, vale destacar Emerson (que fez um ótimo Brasileiro pelo Avaí em 2010), Durval (que formou a bela dupla de zaga do Santos Campeão Paulista e da Copa do Brasil ao lado de Edu Dracena) e Jairo Campos ( hoje no Atlético Mineiro).
De todos as posições, o ataque e o meio-campo são sem dúvidas os que mais causam lamento no torcedor cruzmaltino. No meio-campo, nomes como como Ronaldinho Gaúcho, Douglas (atualmento no Grêmio), Daniel Carvalho (atualmento no Atlético Mineiro), Juninho Pernambucano e Gilberto (atualmente no Cruzeiro) estavam na famosa lista apontada por grande parte da imprensa.
Apesar desses grandes nomes, foi o ataque o setor que mais causou problemas para o Vasco em 2010, pois o time sofreu e não conseguiu encontrar um camisa 9. Já pensou torcedor se o Gigante da Colina tivesse conseguido contratar Keirrison, Rafael Sóbis, Kléber, Cabañas ou Vágner Love? Sem dúvida alguma o rendimento da equipe teria sido muito maior.
Mas como todos sabemos, isso não aconteceu e o Gigante da Colina encerrou a temporada de 2010 com um elenco recheado de garotos oriundos das categorias de base e de atletas que fizeram parte da campanha do clube na Série B de 2009.
É claro que essa lista qualificada de jogadores especulados não é só privilégio vascaíno, outros clubes também tem a sua e grande parte delas é ainda mais recheada dos chamados craques, mas sem dúvida alguma esse time fictício daria trabalho para todas as equipe do Brasil.
ELENCO FICTÍCIO DO VASCO EM 2010 DE ACORDO COM AS ESPECULAÇÕES