Neste domingo, dia 21 de agosto de 2016, o Club de Regatas Vasco da Gama completa 118 anos de história da sua instituição. No futebol, a equipe de Jorginho não conseguiu presentear o torcedor ao tropeçar em Cariacica, na tarde de sábado, e empatar por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, lanterna da Série B.
Entre glórias, títulos e conquistas em campo ao longo de toda sua trajetória, o Cruz-Maltino passa por uma fase de tentativa de reformulação no seu principal esporte: disputa sua terceira edição da Segunda Divisão e busca total tranquilidade para o restante da temporada.
Isso significa garantir o acesso à Série A sem levar sustos e conquistar seu segundo título da Série B, como aconteceu em 2009, e fazer uma participação digna na Copa do Brasil. No âmbito administrativo, a diretoria tenta sanar dívidas do clube e mantém os salários dos jogadores e funcionários em dia. Há o contrato da patrocinadora master, a Caixa Econômica Federal, até abril do ano que vem, e também o programa de sócio-torcedor em andamento.
Em termos de estrutura, o Vasco inaugurou recentemente o Caprres (Centro Avançado de Prevenção Reabilitação e Rendimento Esportivo) e o campo anexo de São Januário. São motivos para crer que o Cruz-Maltino ainda resgatará a confiança da maioria de seus torcedores, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Na quarta-feira, o futebol do Vasco tem a chance de tentar dar um presente ao seu torcedor, ainda que seja difícil. O time volta a disputar a Copa do Brasil, diante do Santos, na Vila Belmiro, pela ida das oitavas de final. A partida será realizada às 19h30 (de Brasília). Jorginho terá a volta de três jogadores: Rodrigo, Julio Cesar, Luan...
Luan é ouro!
Por falar em Luan, este domingo fica registrado com a bela imagem do zagueiro segurando a bandeira do Vasco após a conquista do ouro inédito pela seleção brasileira de futebol, no Maracanã. Símbolo importante. Luan é cria do Cruz-Maltino e está no clube desde 2006, quando tinha apenas 12 anos. Quem sabe não volta com novas energias ao time?