No Dia das Crianças, o técnico PC Gusmão pediu para que os jogadores do Vasco cresçam. A maturidade se faz necessária para que os erros que fizeram a equipe patinar no Brasileiro não se repitam hoje, às 22h, contra o Corinthians, em São Januário, no jogo adiado da 18 rodada. A transição da ingenuidade para a malandragem, segundo o treinador, é o único caminho para que o Vasco volte a ser grande no campeonato.
Do carteado de antigamente ao vídeogame e laptop de hoje na concentração, PC Gusmão presenciou algo maior do que a revolução tecnológica. O comportamento, dentro e fora da campo, é diferente do seu tempo de goleiro. Conectados, famosos e milionários, às vezes os jogadores são um tanto mimados e esquecem suas obrigações. Como segurar a bola em um jogo no qual o time está vencendo por 3 a 1. O exemplo do Grêmio, que fez dois e empatou, não teve graça em São Januário.
- Se estivermos vencendo, é para explorar a bola parada, gastar o tempo. Isto é ter maturidade, malandragem para ganhar o jogo - explicou PC. - Eles são crianças grandes, jogam vídeogame e brincam o tempo todo na concentração. No meu tempo, era só baralho...
Média de idade: 24 anos
Com média de idade de 24 anos, o time sente a falta de experiência para tomar as suas próprias decisões em campo. Por mais que PC grite à beira gramado, os jovens costumam não dar ouvidos. Se prestassem mais atenção aos conselhos do mais velho, saberiam se posicionar melhor e evitar os gols no fim dos jogos. E não teriam um dos cinco piores ataques.
- Foram muitos os erros cometidos. Fica a lição e a sensação de que poderia ser melhor - disse PC.
O tom de despedida poderá ganhar coro na torcida, caso o Vasco tropece hoje. Uma vitória seria fundamental para definir os rumos de ambos os times. O planejamento da temporada de 2011 já está em curso em São Januário. Ontem, o zagueiro Dedé, 22 anos, disse ter renovado seu contrato até 2014, mas ainda não assinou. O presente foi merecido. Afinal, ele foi dedicado e teve bom comportamento ao longo do ano. Exceto quando mandou Carlos Alberto para o departamento médico.
Outro jogador que virou exemplo de que é possível ser recompensado pelo esforço é Carlinhos, de apenas 20 anos. Ele fez o dever de casa no time sub-23 e voltou à equipe principal na vaga de Ernani. Cresceu e vai aparecer de novo diante da torcida em um jogo importante.
- Ele precisava desenvolver o físico, crescer. Desenvolveu, cresceu e igualou os números do time principal. Ele terá a oportunidade depois de tudo que aprendeu - declarou PC.
Quem não aprendeu, teve trabalho dobrado no feriado. Mas o treinamento de finalizações teve um aproveitamento perto do zero. Nunes e Rafael Coelho, atacantes que saíram do time, abusaram do direito de perder gols. Depois da pelada descontraída, a diversão continuou para Felipe, que recebeu os sobrinhos Pedro e Cauê e virou goleiro para os chutes dos garotos. Um torcedor até provocou, depois de o apoiador ter levado um gol (na verdade, ele deixou a bola entrar): \"Põe este garoto no ataque\".
Hoje à noite, quando chegar a hora de falar sério, O Vasco quer o apoio da torcida para vencer o Corinthians. Como se não bastasse a demissão de Adílson Batista, ontem foi a vez de o time perder Bruno César, que se machucou no treino. Depois de ser poupado contra o Santos, o lateral esquerdo Roberto Carlos deverá voltar ao time, assim como Elias, que estava na seleção brasileira. Ronaldo treinou, mas ainda não deverá voltar. Dentinho e Jorge Henrique continuam se recuperando.
- Mas é um time perigoso. Você não pode comparar o Jonathan com o Iarley, por exemplo. Os jogadores do Corinthians têm mais experiência. Investiu em contratações para o ano do seu centenário e a única coisa que resta é o Brasileiro - declarou PC.
Beijo na imagem da padroeira
Enquanto as crianças corriam e comemoravam o seu dia em São Januário, o técnico PC Gusmão beijava a imagem de Nossa Senhora da Aparecida a pedido de um repórter. Ontem também foi o seu dia, mas a santa é presença permanente na mesa de entrevista da sala de imprensa do estádio. Para o duelo com São Jorge, o santo guerreiro, padroeiro do Corinthians, PC pede a bênção, mas não fica esperando a vitória cair do céu:
- Se os santos protetores fizessem gols, todos os jogos seriam empate. Tanto no futebol quando na vida, se ficar só rezando não consegue nada. Meu ditado é: \"Quem espera nunca alcança\".
VASCO x CORINTHIANS
Vasco: Fernando Prass, Irrazábal, Dedé, Cesinha e Carlinhos; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos e Felipe; Zé Roberto e Éder Luis.
Corinthians: Júlio César, Alessandro, William, Thiago Heleno e Roberto Carlos; Jucilei, Boquita, Elias e Danilo; Iarley e Souza.
Juiz: Sandro Meira Ricci (DF).