Torcedores já podem doar sangue nos estádios em todo o Estado do Rio de Janeiro durante os jogos do seu clube de coração e, de quebra, ganhar um ingresso para a partida. Ontem, foi promulgada pela Assembleia Legislativa (Alerj) a Lei 5.816, que criou, em caráter permanente, a campanha Doe sangue pelo seu time.
O objetivo é aumentar a coleta de sangue para o Hemorio e evitar desabastecimento. Postos volantes serão instalados pelo Hemorio nos estádios de todo o estado nos dias de partidas. A ideia, segundo o deputado Dionísio Lins, é que os voluntários que se candidatarem à doação recebam um ingresso de cortesia para a arquibancada, como forma de incentivo.
A melhor forma de implantação da lei deverá ser discutida, segundo o deputado, com representantes do Hemorio e da Suderj em um encontro na Alerj ainda nesta semana. A discussão vai girar em torno de como será feita a entrega dos ingressos, se poderá sair ou não da cota de gratuidade de que a Suderj dispõe.
O ingresso também só seria fornecido, segundo o parlamentar, após teste no sangue do doador, que pode ser feito em posto volante do Hemorio. A medida seria para evitar que a pessoa doe o sangue apenas para obter o ingresso gratuito. Campanhas explicativas serão feitas, segundo o deputado, para orientar melhor o torcedor sobre o assunto.
Para doar nos estádios ou no Hemorio, na Rua Frei Caneca 8, Centro , o voluntário deve pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos e estar com boa saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos e a ingestão de bebidas alcoólicas horas antes da doação.