Os três últimos jogos do Vasco no returno do Campeonato Brasileiro são contra São Paulo, dia 23, em São Januário, Coritiba, dia 30, no Couto Pereira, e Vitória, dia 7 de dezembro, também na Colina. Para respirar aliviado e permenecer na Série A em 2009, o time precisa de, no mínimo, seis pontos. Porém, no turno, os resultados diante dos mesmos rivais não foram nada animadores.
No próximo confronto, o Vasco vai encarar o São Paulo, líder do campeonato. No turno, quando o time paulista ainda não tinha encontrado a sua melhor formação, os cariocas foram goleados por 4 a 0. Naquela partida, Antônio Lopes, técnico até aquele momento, escalou o time no esquema 3-6-1, com Leandro Amaral no comando do ataque. De nada adiantou.
Na partida seguinte, contra o Coritiba, o mesmo Antônio Lopes apostou no retorno de Edmundo e montou o ataque com dois jogadores. Além do Animal, Leandro Amaral atuou no setor. Mais uma surpresa. O Coxa venceu por 2 a 0 e acabou causando a demissão do treinador.
De ânimo renovado e novo treinador, o Vasco viajou a Salvador para encarar o Vitória. Sob o comando de Tita, o time quase perdeu o rumo de volta. Os cariocas foram goleados por 5 a 0 e ainda perderam Leandro Amaral, machucado. O jogador ficou fora do time por seis rodadas.
Agora, diante dos mesmos rivais, mas com duas partidas em São Januário, o Vasco precisa pontuar para se livrar da zona de rebaixamento. Para o meia Madson, o time tem condição de superar os três adversários.
- Não temos jogos fáceis neste Brasileiro. O nosso time pode vencer todos os jogos, ainda mais em casa, com o apoio do nosso torcedor. Temos que colocar a mesma disposição do jogo contra o Santos para vencer mais esse desafio - afirma o jogador, destaque do time neste Brasileiro.