Ref: Atraso no salário dos funcionários.
Caro Presidente Roberto:
Vimos externar nossa total insatisfação em relação à forma como vêm sendo tratados os funcionários de nosso clube em sua gestão. Hoje se completam três meses de salários atrasados para grande parte dos funcionários e esse tipo de problema tem sido uma constante desde o início de sua gestão, visto que já se passaram 14 meses sem que este tenha sido resolvido, o que demonstra total falta de planejamento ou de vontade para resolvê-lo.
Entendemos que tal problema só pode ocorrer por dois motivos isolados ou, até mesmo, em conjunto: folha salarial muito alta, incompatível com a instituição, ou ausência de receitas para cobri-la. Esse segundo motivo, inclusive, é a razão da demora em nos manifestarmos em relação ao assunto. Sabemos que o Vasco passou por um momento difícil em relação à saúde financeira. Apesar da promessa de campanha da fila de patrocinadores, esta não ocorreu e, inicialmente, ficamos sem tal receita. Além disso, devido a uma escolha errada no primeiro contrato de fornecimento de material, o clube teve sua receita bastante comprometida. Em paralelo a tudo isso, não aceitávamos novos sócios, os quais, nos anos 80 e 90, constituíam importante fonte de receita para pagamento das despesas salariais.
Graças ao trabalho de sua nova equipe, esse tempo ficou para trás. Hoje temos um bom contrato de patrocínio com a Eletrobrás, passamos a ter um contrato adequado com o fornecedor de material esportivo, caso realmente sejam verdadeiros os números divulgados de R$ 64 milhões em 5 anos, e vemos uma romaria de apaixonados vascaínos se tornar sócia, na ânsia de recolocar o gigante em seu devido lugar, não somente na Série A, mas, também, nas primeiras colocações da Série A, da Libertadores e na disputa de mundiais.
Dessa forma, diante do exposto e considerando ainda as ótimas receitas recentes provenientes das rendas dos últimos jogos, torna-se inadmissível a continuidade desse quadro de salários atrasados. Exigimos a imediata montagem de um plano de recolocação e manutenção dos salários em dia e fiscalizaremos seu cumprimento. Além disso, voltamos a enfatizar que é necessário que o Vasco se modernize administrativamente. Dentro dessa modernização, um dos pontos seria a adoção de um plano de cargos e salários, que, em tese, reduziria a folha, além da informatização do clube, o que o tornaria mais ágil e enxuto.
Por fim, ressaltamos que o objetivo desta nota oficial não é externar problemas, uma vez que o citado sobre atraso dos salários já é público. Nosso objetivo é cumprir o papel de uma oposição construtiva: cobrar o que deve ser feito, sugerir soluções, oferecer ajuda e fiscalizar a gestão. Tenha certeza de que cumpriremos esse papel e desejamos ter que cobrar o mínimo, pois isso será sinal de que nosso Vasco estará navegando na direção certa.
Saudações Vascaínas,
Cruzada Vascaína.