O delegado Deoclécio Francisco de Assis Filho, de 45 anos, tomou posse como titular da 37ª DP na sexta-feira (25). O delegado Ricardo Barboza, após pouco mais de quatro meses na Ilha, foi transferido para a Delegacia de Homicídios da Baixada. Mais de 50 dele- gacias tiveram alterados os seus comandos por ordem da nova chefe da Polícia Civil, Martha Rocha.
Casado e pai de um filho, Deoclécio já está na polícia há 10 anos. Antes de vir para a Ilha, ele era responsável pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, que fica na Pavuna. De lá, o delegado promete trazer seis agentes de confiança que irão compor parte da equipe. Na verdade, gostaria de trazer todo o meu efetivo para a Ilha. Eram 18 pessoas. Mas a chefe da Polícia Civil só permitiu seis, lamentou. Ele garante que esta decisão não é motivo para desânimo e que este é o momento para conhecer os policiais da 37ª DP.
É como se eu tivesse mudado de casa. Já conheço a Ilha razoavelmente e quero trabalhar em conjunto com o 17º BPM. Na última terça (1º), estive no Café da Manhã Comunitário no batalhão e ouvi as reclamações dos moradores e presidentes de associações disse.
O delegado Deoclécio afirmou ainda que vai estudar os tipos de ocorrências e as áreas de maior índice de criminalidade. Nossa prioridade é combater os roubos de carro na região. Esta é a demanda mais urgente, considerou. Ele pede o apoio e a colaboração da população insulana para combater o crime na região.
Quanto às queixas na demora para o atendimento na delegacia, ele garante que vai observar o tempo de espera da população. Para se adaptar ao novo gabinete, Deoclécio já arrumou e personalizou a mesa de trabalho. Ao lado da placa com o seu nome, há alguns carrinhos de polícia em miniatura. Comecei a fazer uma tímida coleção e sempre carrego comigo, comentou. Já o mousepad mostra a paixão pelo Vasco da Gama. O delegado planeja terminar de organizar a delegacia e agendar reunião com o comandante Marcos Netto, do 17º BPM, logo após o carnaval.