Segundo reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal Extra (06/10), a chance de rebaixamento do Vasco, na avaliação do matemático Tristão Garcia, é de 74%, ficando à frente apenas do Fluminense, cuja possibilidade de queda é de 76%. A chance de pelo menos um desses times cair, seja Vasco ou Fluminense, é praticamente certa, chegando a assustadores 97%.
A situação do Vasco é ligeiramente mais favorável que a dos tricolores, porque o time de São Januário ainda disputará seis jogos no Rio de Janeiro, sendo dois clássicos. Em média, o Vasco tem conseguido 1,4 ponto nos jogos que disputa em casa.
De acordo com matéria do caderno Ataque, do jornal O Dia, a situação do Vasco se mostra desesperadora quando se leva em conta os seus próximos adversários (Sport, Flamengo, Goiás, Atlético-PR, Fluminense, Santos, Atlético-MG, São Paulo, Coritiba e Vitória). Ao enfrentar esses mesmos times no primeiro turno do Brasileirão, a equipe cruzmaltina conseguiu somar apenas 8 pontos. Como a previsão é de que sejam necessários 45 pontos para fugir da degola, o Vasco tem que obter 19 pontos diante desses advesários. Tarefa que se revela quase impossível, a julgar pelas bisonhas atuações da equipe nos últimos jogos.