Até o momento, há alguém jogando mais bola do que Juninho Pernambucano no Campeonato Brasileiro? Seria o Reizinho merecedor do título de craque da competição? Ainda restam 11 rodadas, mas pelo o que apresentou até aqui... Os números, pelo menos, estão do lado do vascaíno.
Segundo levantamento feito pelo LANCE!, Juninho é líder de assistências, um dos jogadores de meio de campo com mais gols na competição e dono do maior índice de cruzamentos certos... Sem contar o quanto o aproveitamento do time cai sem a presença dele em campo. Hoje, ele é mais importante para o Vasco do que Deco, Seedorf e Ronaldinho Gaúcho para suas respectivas equipes, por exemplo.
Por falar nos craques veteranos, constantemente citados como candidatos a craque da competição, os números comparativos de Juninho são superiores. Dos três citados, apenas o Gaúcho, seis anos mais jovem, jogou mais vezes do que o Reizinho (23 contra 22). Deco esteve em campo apenas 11 vezes.
Incansável, Juninho ficou fora de apenas cinco partidas neste Brasileirão uma delas por suspensão. E, para se ter uma ideia da importância dele, o time ganhou apenas um desses jogos (vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, pela segunda rodada). Perdeu para Cruzeiro e Grêmio e empatou com Náutico e Inter. O aproveitamento vascaíno sofre uma queda de 30% sem o Rei.
No quesito gols marcados, não há como compará-lo com aqueles camisas 9 mais do que acostumados a balançar a rede, como Alecsandro, Luis Fabiano e Fred. Mas, dos jogadores do meio, Juninho, com seis marcados, perde apenas para Andrezinho e Bernard. Já em assistências, é o líder, com oito.
Neste ano, de fato, o Rei vive uma fase goleadora. Tanto é que já atingiu o recorde de gols feitos pelo Vasco em uma temporada. Assim como agora, marcou 13 em 1996.
Engana-se, porém, quem pensa que ele alcançou esse número basicamente pela qualidade que possui na bola parada. Muito pelo contrário. Sem condições de treinar muito esse fundamento, fez apenas dois de falta e dois de pênalti. O restante foi com chutes de fora da área, de dentro da área e até de cabeça.
Então, contra fatos, ou melhor, contra números, há argumentos? Confira por que Juninho tem feito por merecer o prêmio de melhor do Brasileirão
Rei nunca foi eleito craque do Brasileiro
Entre as grandes conquistas pelo Vasco no fim da década de 1990, Juninho Pernambucano foi campeão de dois campeonatos brasileiros pelo clube, nos anos de 1997 e 2000, com atuação destacada em ambos. Mas ele nunca chegou a ser eleito o craque da competição nacional. Vale lembrar que, nessa época, porém, ele não era o astro principal, já que o time tinha jogadores do quilate de Edmundo e Romário.
Aqui, chegou a ser eleito o melhor meia do Brasileiro de 2000, pouco antes de se transferir para o futebol francês, para defender o Lyon. Por lá, brilhou com títulos e conquistas pessoais. E como.
Sete vezes campeão nacional com o Lyon, Juninho foi eleito o craque do Campeonato Francês de 2006. Dois anos antes, já havia sido escolhido o melhor atleta estrangeiro da competição.
Como forma de reconhecimento pelos títulos que conquistou pelo Lyon em sete anos seguidos, Juninho participou de uma eleição local e foi escolhido, recentemente, o terceiro maior estrangeiro de todos os tempos do futebol francês.
Já no Qatar, antes de retornar ao Brasil, Juninho também fez bonito defendendo as cores do Al-Gharafa. Na temporada 2009/2010, além do título, foi eleito o melhor jogador do campeonato nacional. No fim da carreira, falta apenas a consagração em casa.
As conquistas pessoais do Reizinho
Melhor meia
No Campeonato Brasileiro de 2000, que teve o Cruzmaltino como campeão, Juninho Pernambucano foi eleito o melhor meio-campista, ganhando a Bola de Prata da Revista Placar.
Melhor da França
Em 2004, Juninho, campeão nacional pelo Lyon, foi eleito o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Francês. Dois anos depois, foi escolhido o melhor jogador da competição no geral.
Na seleção do Francês
O Reizinho também fez parte dos escolhidos da seleção do Campeonato Francês em três anos consecutivos: 2004, 2005 e 2006.
No Qatar
Defendendo a camisa do Al-Gharafa (QAT), Juninho, campeão nacional, foi eleito o melhor jogador do Qatar.
Os gols de Juninho
Chegada na área
Sete dos 13 gols feitos por Juninho temporada foram de dentro deles de pênalti). O volante boa chegada ao ataque, surgindo, em alguns momentos, como elemento surpresa para balançar a rede.
Chutaços de fora
Três gols foram marcados com verdadeiros chutaços de fora da área. O mais bonito deles na partida contra o Duque de Caxias, pelo Carioca.
Falta
Dois gols de fora foram marcados de bola parada, contra o Bahia e contra o Sport.
Surpresa
Um dos gols feitos pelo Reizinho foi com um chute pela esquerda, sem ângulo, pegando o goleiro do Alianza Lima (PER) de surpresa, pela Libertadores.
Especialistas
Juninho tem condições de disputar o melhor do Brasileiro?
Pelo que vem jogando, tem, sim. Ele tem sido um jogador muito importante para o Vasco.
Alvaro Oliveira Filho, COLUNISTA DO LANCE!
Pelo que tem apresentado, Juninho, sem dúvida, está entre os melhores jogadores deste Brasileiro.
Mauro Graeff, EDITOR DO LANCE!
Neste Brasileirão de veteranos em alta, Juninho é um dos destaques e está nesta briga.
Carlos A. Vieira, EDITOR DO LANCE!
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)