Futebol

Nuno e Loide reencontram ex-companheiro de time

Um dos principais clássicos do Rio de Janeiro, Flamengo x Vasco terá um encontro de estrangeiros que buscam espaço no futebol brasileiro após jogarem juntos em Portugal e terem passagens sem tanto destaque.

Os times se enfrentam hoje no Maracanã, às 17h45, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e tem a vantagem de empate "em pontos e saldo de gols".

Juntos no Sporting

O equatoriano Gonzalo Plata, o angolano Loide Augusto e o português Nuno Moreira já estiveram do mesmo lado. Eles integraram o Sporting B, no início de 2021.

O trio atuou junto em quatro partidas, todas pela Série C de Portugal. Foram titulares ao mesmo tempo em duas oportunidades, contra Olímpico Montijo e B SAD.

Agora em suas primeiras experiências no Brasil, eles estão em lados opostos. Plata defende o Flamengo, enquanto Loide e Nuno vestem a camisa cruz-maltina.

Plata foi o único a atuar no profissional

Plata foi o único do trio a chega a atuar no profissional do Sporting. O atacante chegou na temporada 2018/2019 ainda para o sub-23, mas foi promovido na mesma temporada. Jogou na equipe principal nos anos seguintes, mas enfrentou obstáculos e foi para o Sporting B antes de se transferir para o Valladolid, da Espanha.

Na temporada em que o Sporting reconquistou o campeonato 19 anos depois, ele perdeu espaço. Apesar dos muitos recursos técnicos e da qualidade elevada no 'um para um', nunca conseguiu se firmar. Talvez por culpa própria, por falta de compromisso e de consistência exibicional. E também por não ter muitos minutos de jogo. Ruben Amorim (técnico da época) avisou, publicamente, que para ser um grande jogador era preciso mais do que ter muito talento. No início da temporada seguinte saiu para o Valladolid. O jogador disse que o Sporting foi 'uma espinha atravessada na garganta' e que não foi um bom passo na carreira

David Marques, setorista do Sporting no site português "Maisfutebol" 

Gonzalo vem sendo titular sob o comando de Filipe Luís. Ele foi o autor do gol sobre o Atlético-MG, na Arena MRV, que assegurou o título da Copa do Brasil do ano passado.

Nuno e Loide são reforços recentes do Vasco

Nuno e Loide chegaram ao Brasil recentemente. Os dois foram anunciados pelo Vasco na reta final da janela de transferências, em meio à busca da diretoria por reforços para o setor ofensivo, e já estrearam.

O angolano estreou justamente contra o Fla, no Nilton Santos. Ele entrou na reta final da primeira partida semifinal, enquanto Nuno fez a primeira partida contra o Nova Iguaçu, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.

É um grande jogador, gostei muito de jogar com ele no sub-23. Combinávamos bem porque ele é muito rápido, é um jogador que ia muito na profundidade e que me ajudava nesse aspecto. Acho que ele vai ser muito feliz aqui.

Fonte: UOL Esportes
  • Sábado, 08/03/2025 às 17h45
    Vasco Vasco 1
    Flamengo Flamengo 2
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 30/03/2025
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 06/04/2025
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 13/04/2025
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Classificação fornecida por Sofascore
Artilheiro
Pablo Vegetti 7
Jogos
Vitórias 6 (40,00%)
Empates 5 (33,33%)
Derrotas 4 (26,67%)
Total 15
Gols
Marcados 20 (62,50%)
Sofrido 12 (37,50%)
Total 32
Saldo 8
Cartões
Amarelos 34 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 34