Acostumado a decidir suas classificações em casa nesta edição da Copa do Brasil, o Vasco terá um compromisso diferente na fase semifinal da competição. E o primeiro desafio é nesta quarta-feira, quando o time recebe o Avaí, às 21h50, em São Januário, pela partida de ida, buscando garantir uma boa vantagem para a partida de volta, na próxima quarta, em Florianópolis. Com promessa de casa cheia, já que todos os ingressos foram vendidos, o time espera dar um passo importante rumo à final.
Apesar de reconhecer a superioridade em termos de expressão dos clubes ainda envolvidos na disputa pelo título (Avaí, Ceará e Coritiba são os outros), o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, não quer saber de favoritismo e pede atenção ao seu time.
\"Precisamos pensar em ganhar e não tomar gols. Em uma partida de Copa, não dá para ser diferente. Temos ainda que saber que não existe favoritismo em uma partida como essa e já vimos inúmeros exemplos por aí. Precisamos de um equilíbrio bem ajustado nestes dois jogos e o desafio já começa neste jogo de ida\", analisou o treinador, apostando ainda no bom relacionamento entre time e torcida.
\"É muito importante ver esse reconhecimento que vem das arquibancadas. O relacionamento time-torcedor é o mais importante dentro do futebol, e já que estamos bem, temos que usar isso a nosso favor em um jogo importante\", salientou Ricardo Gomes.
Sem Rômulo, lesionado, e Eduardo Costa, suspenso, o técnico vascaíno não deve ter outros problemas para montar o seu time. Entretanto, Gomes faz mistério e não revela sua opção em algumas posições, como as laterais. Fagner e Allan, pela direita, e Ramon e Márcio Careca, pela esquerda ainda \"disputam\" a preferência do treinador.
No lado do Avaí a ordem é tentar surpreender mais uma vez, assim como fez nas quartas de final, quando eliminou o São Paulo. O meia Marquinhos, um dos destaques do time, sabe que a missão não é das mais fáceis, mas pede que os jogadores se empenhem o máximo possível para conseguir um bom resultado fora de casa.
\"Se a gente quiser obter sucesso tem que jogar no limite e mesmo assim vai ser difícil. O Vasco é uma equipe fortíssima. A gente tem que ter consciência que só temos condições de surpreender o Vasco se colocarmos o coração no bico da chuteira e lutar por cada bola\", afirmou o jogador.
Com alguns problemas para confirmar o time, o técnico Silas não poderá contar com o volante Diogo Orlando, que estava atuando improvisado na ala direita, e com o meia Estrada, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo. Além deles o treinador segue ainda sem o atacante Rafael Coelho, que está machucado. Na direita, entra o atacante Felipe, que já atuou outras vezes improvisado no setor. No meio, o titular será Acleisson, que fará dupla com Marcinho Guerreiro, o que deixará o time com uma formação mais cautelosa somente com Marquinhos na armação das jogadas.
No ataque Marquinhos Gabriel e Romano disputam a vaga. Esta é a única posição em aberto na equipe, mas a tendência é que Silas comece com Marquinhos Gabriel, que tem mais velocidade e poderia auxiliar em algumas situações na armação das jogadas, deixando William isolado no ataque.
VASCO x AVAÍ
Data: 18/05/2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (Horário de Brasília)
Transmissão na TV:Rede Globo (RJ, SC, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, DF, PA, AM, RO, AC e AP), Rede Bandeirantes (menos CE e PR), Espn Internacional e Sportv (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro:Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Vasco
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca); Jumar, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes
Avaí
Renan; Bruno, Revson e Gustavo Bastos; Felipe, Marcinho Guerreiro, Acleisson, Marquinhos e Julinho; Marquinhos Gabriel (Romano) e William
Técnico: Paulo Silas