Nos últimos anos, os vascaínos não tiveram motivos para zombar dos flamenguistas em relação ao histórico de confrontos. O clube vinha de três anos sem vencer o rival e de nove sem batê-lo em Campeonatos Brasileiros. Mas em 2015, novos tempos chegaram e os cruzmaltinos viraram a página na eterna rivalidade.
O primeiro jejum quebrado aconteceu na semifinal do Campeonato Carioca, quando Gilberto, num pênalti que gerou polêmica, garantiu a vitória por 1 a 0 e eliminou o Rubro-Negro, pondo fim a uma escrita que já durava 11 partidas sem resultados positivos sobre o adversário.
No último domingo, na Arena Pantanal, o novo 1 a 0, desta vez com gol de Riascos e sua comemoração do "gusanito", quebrou-se o tabu de 12 jogos sem vencer o Flamengo na competição nacional.
Tais feitos ocorreram justamente no retorno de Eurico Miranda à presidência. Como de costume, o dirigente não perdeu a oportunidade de provocar o rival em ambas as oportunidades. Considerando o duelo um "campeonato à parte", ele utilizou o site oficial do clube para alfinetar nas duas vezes.
Na ocasião do Estadual, foi cruel e sutil em seu sarro, divulgando uma imagem onde aparecia uma pena de urubu, animal tido como mascote do clube da Gávea, com uma gota de sangue e a frase: "o respeito voltou", que acabaria posteriormente emplacando e virando mantra dentro de São Januário e entre os torcedores. Os internautas a utilizaram bastante nas redes sociais e ainda resgataram um antigo vídeo do atacante Gilberto, ao lado de amigos, dizendo: "Está triste? Não fica triste, não...".
Já a provocação do último fim de semana veio através de depoimento, onde comemorava seu "bicampeonato" sobre o rival na temporada.
"(...) O que importa, e todos sabem, é que vencer o Flamengo é ganhar um campeonato. E ganhei mais um. O segundo esse ano", disse Eurico em um dos trechos.
No embalo e aproveitando-se da era das redes sociais, os vascaínos também têm usado e abusado de memes bem humorados, algo que vem sendo mania entre os internautas.
Apesar do Vasco conseguir quebrar seus jejuns contra o Flamengo, o confronto segue equilibrado em 2015. São duas vitórias para cada lado e um empate, sendo que um dos resultados positivos do Rubro-Negro aconteceu no torneio Super Series, competição não-oficial e que ocorreu ainda na pré-temporada.