Principal reforço do Vasco em 2022, Alex Teixeira não tem permanência garantida para o próximo ano. O camisa 7 chegou com pompa e teve apresentação marcada por uma grande festa com direito a queima de fogos. O desempenho em campo, no entanto, deixou a desejar. Na ocasião, declarou que voltou ao clube porque quis, pois segundo ele, tinha várias propostas e sequer sentou para analisar.
A esperança de que o jogador de 32 anos ajudasse o Cruz-Maltino a garantir um tranquilo retorno à Série A não se concretizou. Foram 15 partidas disputadas, oito como titular, porém apenas dois gols marcados. A melhor atuação foi na virada sobre o Operário em Ponta Grossa-PR, quando balançou as redes duas vezes. Na derrota para a Ponte Preta, sofreu dois pênaltis. No entanto, muito pouco para tamanha expectativa.
Nem mesmo a troca de treinadores e de posições garantiu boas atuações de Alex. Com Emílio Faro, a posição predominante foi a ponta esquerda. Contra Bahia e Brusque atuou como meia. Com Jorginho, teve a melhor atuação contra o Operário entrando na segunda etapa como atacante. Na derrota para o Grêmio, entretanto, falhou na marcação e o lance gerou o gol de empate do Tricolor Gaúcho. Depois disso, portanto, perdeu a vaga como titular.
O contrato de Alex Teixeira termina no próximo dia 30. Parte da torcida, no entanto, defende a permanência do jogador, por entender que pode render mais em uma equipe de maior qualidade técnica e com uma pré-temporada completa. Assim, a nova gestão do futebol sob o comando da 777 Partners deve bater o martelo sobre o destino do atleta nos próximos dias.