De virada, o River Plate venceu o Corinthians por 3 a 1 nesta quinta, no Pacaembu, e garantiu a vaga nas quartas-de-final da Taça Libertadores repetindo a história dos confrontos entre as duas equipes em 2003. A equipe argentina já tinha vencido o primeiro jogo por 3 a 2, semana passada, em Buenos Aires. Logo após o terceiro gol do River, torcedores invadiram o campo, brigaram com policiais e o árbitro Carlos Chandía interrompeu o jogo.
Com a vitória, o River Plate irá enfrentar o Libertad, do Paraguai, que passou pelo Tigres, do México, na decisão por pênaltis. O primeiro jogo acontece na próxima semana, em Assunção. Já o Corinthians volta a campo para o clássico contra o São Paulo, domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
Tragédia
O Pacaembu estava lotado e, com bexigas pretas e brancas, os torcedores empurraram a equipe desde horas antes do apito inicial. Logo aos 11 minutos, após lançamento de Coelho, Nilmar ganhou no corpo do zagueiro Tula e tocou por cobertura na saída do goleiro Lux, mas o árbitro Carlos Chandía marcou falta do corintiano.
Aos 18 minutos, Carlos Alberto escapou de duas faltas no meio-campo e tocou para Tevez, que chutou cruzado, mas Lux fez boa defesa. Dez minutos depois, novamente Tevez. O argentino recebeu cobrança de escanteio de Ricardinho, cortou dois zagueiros e chutou forte, mas Lux espalmou para escanteio.
Aos 38 minutos, o Pacaembu explodiu. Ricardinho cobrou falta da entrada da área e o atacante Nilmar desviou para as redes de Lux. O atacante quebrou um jejum de três jogos sem marcar e chegou aos cinco gols na Libertadores e 23 na temporada.
Logo no início do segundo tempo, o River Plate chegou ao empate em um lance infeliz do lateral-direito Coelho. O meia Gallardo aproveitou rebote de um escanteio pelo lado direito e cruzou para a área, o corintiano se antecipou ao goleiro Silvio Luiz e cabeceou contra a própria meta.
Após o gol, o técnico Ademar Braga tirou o volante Xavier e colocou o meia Roger. Mas em outra falha da defesa corintiana, o River virou. Após um chutão para frente da zaga argentina, o zagueiro Betão afastou a bola nos pés de Gallardo, que só tocou para Higuain fuzilar o goleiro Silvio Luiz.
No final do jogo, o River Plate ainda fez o terceiro gol. Gallardo cobrou falta da direita e, após bobeada da defesa, o bola sobrou para Higuain bater para o gol.
Logo após o terceiro gol da equipe argentina, muitos torcedores do Corinthians invadiram o campo e tentaram derrubar o alambrado que cerca o gramado. O árbitro Carlos Chandía decidiu encerrar o jogo antes do seu final e a confusão continuou. A polícia militar foi obrigada a usar bombas de efeito moral para controlar a multidão.
Nota do SUPERVASCO: Mas essas coisas não acontecem só em São Januário?
Não era São Januário que era inseguro?