OLARIA
Da Bariri à Colina
Olaria já revelou vários talentos que, mais tarde, brilharam com a camisa do Vasco
GABRIEL ANDREZO
gabrielandrezo@lancenet.com.br
Os bairros de Olaria e São Cristóvão não chegam a ser vizinhos, mas muitos foram os jogadores de futebol que fizeram esse trajeto para brilharem no futebol. Diversos campeões com a camisa do Vasco deram início à sua caminhada futebolística com a camisa do Olaria.
O exemplo mais conhecido é o de Romário, que começou a fazer seus primeiros gols nas categorias de base do clube da Leopoldina, onde chegou em 1979. Mais tarde, o então promissor atacante chegou a São Januário para começar a escrever uma longa e vitoriosa história no futebol profissional.
O Alvianil ainda revelou alguns jogadores que conquistariam o primeiro título brasileiro do Vasco, em 1974. Entre eles, o zagueiro Miguel e o lateral-esquerdo Alfinete.
Ambos estiveram em campo pelo Olaria em uma histórica vitória sobre os vascaínos, três anos antes.
Até pelo número de jogadores que atuaram mais tarde por gran-des clubes, pode-se dizer que aquela foi uma das melhores gerações que o Olaria já teve afirma Alfinete.
Otimista, o ex-lateral ainda prevê um futuro promissor também para os atuais jogadores do Olaria, após o término deste Campeonato Carioca: A campanha que eles vêm fazendo é comparável à de nossa equipe, nos anos 70. Em pouco tempo, muitos dessa equipe ainda vão aparecer para o futebol brasileiro.
FORA DE CAMPO
Dois jogadores do Olaria na década de 70 tornaram-se treinadores após pendurarem as chuteiras, e chegaram a comandar o Cruz-Maltino: Jair Pereira e Joel Santana. Joel fez parte do elenco campeão brasileiro em 74, mas ficou no banco. Como técnico, voltou a conquistar o título pela equipe vascaína em 2000
Seis jogadores do Olaria no início dos anos 70 jogariam mais tarde pelo Vasco. Entre eles, o técnico Joel Santana.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)