Futebol

Opinião: "Acertando os ponteiros"

\"VascoFinalmente o Vasco acerta os ponteiros no Campeonato Brasileiro ao realizar a partida adiada contra o Corinthians, pela 18ª rodada. Serão noventa minutos para sabermos se nosso “relógio” na competição adiantará três pontos – e uma posição – ou se ficará mesmo parado com 38 pontos e na 12ª colocação.

Os gambás resolveram adiar o jogo por conta dos festejos pelo seu centenário e acabaram dando o azar de ter que vir à Colina Sagrada em baixa no campeonato. À época, o alvinegro paulista estava embalado na competição e estava colado na liderança. Hoje, o Corithians está em terceiro, cinco pontos distante do líder Cruzeiro. Além disso, vem de derrota em casa para o Atlético-GO, time segura firme uma posição no Z4 desde o início do Brasileiro. Essa derrota acarretou outra complicação para o time do parque São Jorge: Adilson Batista pediu demissão e quem comanda o Timão na partida é o interino Fábio Carille. Outro motivo que deve fazer nosso adversário ter arrependimentos em ter adiado a partida? Eles não poderão contar com Jorge Henrique, que se contundiu há algumas rodadas e não deve voltar esse ano.

Mas apesar de tantos revezes, o Corinthians não está morto. Pelo contrário.

Justamente por passar por tantas dificuldades é que o jogo de hoje se torna um perigo para o Vasco. O Corinthians sabe que um resultado ruim vai deixá-los mais distantes na briga pelo campeonato, a última esperança alvinegra de ganhar algum título no ano do centenário. Já uma vitória – por três gols de diferença, que se saiba – deixará o Corinthians na segunda colocação, dois pontos atrás da raposa, a espera do confronto direto com o líder no Pacaembu. Portanto, o que podemos esperar é um adversário que sabe a importância da vitória.

Como não precisamos nos preocupar com os desfalques corintianos (que são importantes, do já citado Jorge Henrique e do Bruno Cesar, artilheiro do time na competição), falemos de quem vai a campo. O Corinthians jogará com sua forte zaga, formada por Chicão e William e conta também com a volta do Roberto Carlos, poupado na última rodada. No meio, o habilidoso – mas um tanto quanto lento – Danilo substitui Bruno Cesar. A única dúvida do interino Carille é quem jogará ao lado do Iarley: pode ser o Souza ou o arisco Defederico. Mesmo sem algumas peças fundamentais na sua bela campanha, esse Corinthians ainda é um time de respeito.

E o Vasco também tem sua cota de problemas. Sem poder contar com o Fagner e Ramon, o time vai a campo com Irrazábal e Carlinhos nas laterais. A posição parece ser um problema crônico no elenco, principalmente a lateral esquerda. Ernani, que inexplicavelmente era o reserva imediato do Ramon, foi mal na última partida, mal nos treinos e perdeu a vaga para o garoto Carlinhos, que nunca conseguiu mostrar muita coisa além de boas intenções. No meio, teremos três volantes fortes na marcação (Jumar e Rafael Carioca) e Fellipe Bastos, que vem dando conta do recado na ligação entre a defesa e ataque. Felipe, que jogou muito contra o Grêmio, será novamente o responsável pela armação do time. Já que o desempenho ofensivo dos nossos laterais é uma incógnita, o Maestro precisará jogar mais próximo ao ataque, formado por Zé Roberto e Eder Luis. Os dois precisarão se movimentar muito na frente para escapar da marcação dos bons volantes do Corinthians e para não se deixarem anular pela sua zaga, principalmene explorando os lados do campo. Roberto Carlos e Alessandro são laterais que apoiam constantemente e esse pode ser o caminho. O problema, outro já velho conhecido, é que ter dois atacantes abertos é sinal de falta de referência na área.

Defensivamente, Rafael Carioca e Jumar terão que cortar um dobrado ao cobrir a zaga, já que os volantes do adversário têm habilidade para ajudar o ataque e precisam ser marcados com atenção. Irrazábal terá que se superar e não deixar o Roberto Carlos subir com liberdade. Cesinha e Dedé (que com o contrato renovado bem que poderia voltar a jogar como há três rodadas) não podem dar mole para o cascudo Iarley, que volta e meia marca o seu golzinho e mesmo o Souza, que joga muito com o corpo, não pode ter a facilidade que o franzino André Lima teve para fazer o pivô na partida contra o Grêmio.

Apesar de muitos vascaínos contarem que voltaremos à briga pela Libertadores com uma vitória, prefiro fazer o discurso da prudência e esperar ver o que acontece. Precisamos vencer para nos garantir logo na Sul-Americana e depois vemos o que é possível dentro da competição. Ganhar hoje é importante não apenas por isso, mas para recuperar a moral do time, acabar com a sina de empates e dar um levante na torcida. O Vasco tem plenas condições de recuperar o tempo perdido dentro do Brasileiro e o quanto antes isso acontecer, melhor. Que seja nessa quarta, na Colina.

Ficha técnica:

VASCO X CORINTHIANS
Fernando Prass; Irrazábal, Dedé, Cesinha e Carlinhos; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos e Felipe; Zé Roberto e Eder Luis.Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Paulinho, Jucilei, Elias e Danilo; Iarley e Souza (Matías Defederico)
Técnico: PC GusmãoTécnico: Fábio Carille
Estádio: São Januário. Data: 13/10/2010. Horário: 22:00h. Árbitro:Sandro Meira Ricci/DF(Asp.FIFA) Assistentes:Roberto Braatz/PR(FIFA) e Enio Ferreira de Carvalho/DF
A TV GLOBO e o Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmitem a partida para todo o Brasil.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos


Outra recomendação aos defensores (e que pode ser estendido ao resto da equipe): MUITO CUIDADO com a marcação próxima à área. Sendo um jogo contra o Corinthians, a recomendação é mais que justificada.

O jogo será num horário ingrato e terá transmissão pela tv aberta também para o Rio. Mas não custa lembrar que o time precisa do apoio da torcida. Quem puder aparecer em São Januário hoje estará cumprindo seu papel como torcedor.

Fonte: Blog da Fuzarca - JC Barbosa
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165