Futebol

Opinião: "Ainda tem alguma dúvida Cristóvão?"

\"Elton\"Por: Flávio Frotté

Nação Vascaína,

Finalmente o Vasco voltou a jogar com uma postura digna de pretendente ao título brasileiro! Diante do Atlético-MG no domingo passado, a equipe cruzmaltina imprimiu seu ritmo de jogo e mostrou que em São Januário quem manda é o Vasco!

Foram necessários apenas dois minutos após o início da partida para o Vasco abrir o placar! Após belo passe de Diego Souza (que mostrou mais uma vez que faz a diferença quando joga bem), Elton domina a bola no peito e manda uma bomba para o gol, sem chances para Renan. Vascão 1 x0! Aos 17 Fágner amplia o marcador após uma confusão dentro da área. Vasco 2 x 0 Atletico-MG.

E o Vasco continuou imprimindo seu poder de jogo mesmo com ausências consideráveis. Sem Juninho Pernambucano, Eduardo Costa e Rômulo (todos lesionados), além de Felipe e Jumar (suspensos), Cristóvão precisou reforçar o meio campo, mas mantendo uma marcação eficiente. Para isso armou o meio com Nilton, Allan e Felipe Bastos, que não decepcionaram.

O Atlético-MG não está em uma boa fase, isso é público e notório, mas possui jogadores que podem fazer a diferença em jogadas individuais. Sendo assim, Cristóvão conseguiu bloquear o setor ofensivo do Galo, principalmente com as boas atuações de Dedé e Renato Silva (este último levou o 3º cartão amarelo e não enfrenta o Bahia).

O Vasco mostra que mesmo sem suas peças principais pode ser uma equipe perigosa. Isso é fruto de todo um trabalho desenvolvido ao longo da temporada, com jogadores de qualidade. É claro que todo elenco possui peças limitadas, e o Vasco não é exceção (vide Marcio Careca, Victor Ramos e Leandro) mas, no mais, possui um elenco qualificado.

Em relação ao Alecsandro, não o incluí no rol de jogadores limitados uma vez que o mesmo foi essencial na conquista da Copa do Brasil. Ele realmente não vem atravessando uma boa fase, estando lento, confuso e pouco efetivo na maioria das partidas em que disputa. Se vier a retomar o futebol que apresentou na Copa do Brasil pode acabar ajudando o elenco.

Mas é evidente que entre Alecsandro e Elton, o último está se destacando muito mais, principalmente nessa reta final de campeonato, sendo decisivo no empate contra o Atlético-PR e na vitória contra o Atlético-MG.
Vejam bem, eu não estou dizendo que o Elton é a solução para os problemas do Vasco! Antes de atirarem pedras contra a minha posição, entendam bem o que eu falo.

Acho que o principal fator que diferencia Elton e Alecsandro neste momento é o fator CONFIANÇA. Elton agora está sendo mais produtivo justamente por estar mais seguro quando atua. Diferentemente do Alecsandro, que fica mais perdido em campo do que cego em tiroteiro.

Elton também possui um outro fator a seu favor: ele realmente cumpre o papel a qual está ordenado a fazer. Elton pouco recua, sendo efetivamente o homem de área. Já Alecsandro recua demais pra tentar achar algum jogo, e acaba sendo pouco efetivo justamente porque não fica no setor que era destinado a estar.

Não sei se todos lembram, mas tanto o Diego Souza quanto o Alecsandro já foram afastados temporariamente do elenco para recuperar o \"bom futebol\". Diego Souza conseguiu realmente aproveitar esse afastamento e voltou mais eficiente. Já Alecsandro infelizmente não conseguiu.

Na minha opinião, Alecsandro não deveria ser utilizado mais neste campeonato. Acho que ele deveria novamente ser afastado para recuperar sua forma física, além de trabalhar a questão de posicionamento e finalização. Acho que além de isso favorecer o jogador, acabaria preservando o pouco da imagem que o mesmo ainda tem com a torcida.

Caso o Elton não atue bem em alguma partida, continuo pensando que o melhor seria avançar o Diego Souza para jogar com o Eder, e trazer o Bernardo pra ajudar na criação, seja com Juninho, seja com Felipe.

Fonte: Blog O Sentimento Não Para
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 22 (40,00%)
Empates 17 (30,91%)
Derrotas 16 (29,09%)
Total 55
Gols
Marcados 72 (51,80%)
Sofrido 67 (48,20%)
Total 139
Saldo 5
Cartões
Amarelos 140 (92,11%)
Vermelhos 12 (7,89%)
Total 152