Futebol

Opinião: Defesa do Vasco apresentou melhora, mas ataque deixou a desejar

Ter a pior defesa me parece ser uma das melhores maneiras que um time tem para ter graves problemas numa competição. Só não é a melhor porque, para ter a garantia do fracasso, esse time deve somar uma defesa frágil a um ataque inoperante. O Vasco não está numa posição ainda pior no Brasileiro houve época em que sua parte ofensiva estava indo razoavelmente bem. Mas o empate com o Bahia mostrou que nosso ataque, num momento em que não poderia de jeito nenhum, começou a fraquejar.

O sistema defensivo está um pouco melhor? Até está. Quando um zagueiro ou um goleiro não faz uma lambança, estamos conseguindo ter mais segurança ao longo dos jogos. Mas se o ataque não faz gols, o máximo que conseguiremos tendo uma defesa mais sólida serão empates sem gols. E empates, a essa altura do campeonato, não adiantam de nada.

Mas o jogo foi fora de casa. E daí? O empate na Fonte Nova, diante de tantas chances que tivemos para balançar as redes do Bahia, não pode ser considerado nunca um bom resultado. Para compensar as dezenas de pontos perdidos quando jogamos em São Januário, precisamos vencer até na lua se o STJD nos obrigar a jogar lá.

Os lances em que o goleiro adversário fez boas defesas são aceitáveis, afinal de contas, ele está lá para evitar os nossos gols. Mas os erros no último passe ou as definições mal feitas quando a melhor opção era tocar para um jogador melhor colocado são inaceitáveis. Não podemos perder chances, ainda mais as que certamente acabariam em gol se os jogadores tivessem mais precisão nos passes e arremates. Fagner (duas vezes), Pedro Ken e André poderiam ter feito a diferença se tivesse feito o certo e acertassem os passes que deixariam algum companheiro em condições claras de marcar; não fizeram, não marcamos gols, acabamos não vencendo e continuando na mesma posição na tabela.

O time mais uma vez jogou bem, mais uma vez foi superior ao adversário jogando em seus domínios, mas continua penando no Z4. Jogando com mais velocidade e mais pegada, era natural que a equipe apresentasse um futebol melhor. Mas melhorar apenas, não adianta. A hora é de vencer a qualquer custo, jogando bem ou jogando mal. E com o time derrapando no ataque nós não vamos conseguir as vitórias que tanto precisamos.

 

Fonte: ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165