Futebol

Opinião: "Férias Distintas"

Independentemente de sua campanha razoável, o Botafogo precisa continuar a dar os passos para o alto que vem ensaiando com sua diretoria, até voltar ao antigo patamar. Saiu-se melhor do que Vasco e Flamengo, mas isso não quer dizer muita coisa. É um clube e é um time ainda em recuperação. Precisa prosseguir em sua caminhada e vai ter que buscar reforços também. Espera-se que tenha um Maicosuel em forma para lutar pelo bicampeonato do Rio, mas, por outro lado, deve ter que buscar alguém para o lugar de Jóbson que, pelo que se vê, acabou com a paciência de todos. Jóbson não se saiu bem no campo nem fora dele.

Declarações provenientes da Gávea e noticiários do clube dão conta de que existe uma consciência da necessidade de reformulação profunda do elenco, o que já é um consolo e uma esperança para a torcida rubro-negra. Exatamente essa consciência, que parece não existir, por exemplo, no Vasco. Não quero dizer absolutamente que o Vasco tivesse que trocar comando técnico e comando do futebol, nada disso, mas a pressa e a rapidez com que a manutenção do grupo foi feita sugerem uma satisfação plena da diretoria com o que foi o time neste Campeonato Brasileiro. E o que foi o Vasco no Campeonato Brasileiro? Lutou pelo título? Disputou uma vaga na Libertadores? Não,nada disso. Uma olhadinha ligeira na tabela de classificação mostra que o Vasco é décimo-segundo colocado. Isso mesmo: décimo-segundo. Bem na metade de baixo.

O Vasco em décimo-segundo lugar no Campeonato Brasileiro, longe de ser uma satisfação, devia ser uma decepção para sua torcida e, sobretudo, para sua diretoria. Decepção total e absoluta. O Vasco, como recomenda o nome do clube, tem que frequentar a parte de cima.
Mas, como não esteve ameaçado de rebaixamento, como o Flamengo esteve, a impressão que vem lá de São Januário parece ser de quietude, de calmaria, ao contrário da visível inquietação que domina a Gávea, pela própria decepção, maior até do que a do Vasco. Mas quais seriam, só para citar exemplos, os planos do Vasco para jogadores como Zé Roberto e Carlos Alberto? Vão continuar sendo os organizadores e, digamos, pensadores do time? Muita gente gostaria de saber.

O Fluminense é, naturalmente, o único clube com um elenco e um time já delineados para 2011, o único merecedor de férias mais tranquilas. Os outros devem se entregar ao trabalho.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Coluna do Fernando Calazans- Jornal O Globo
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150