Futebol

Opinião: Fuga do rebaixamento é o que vale para o Vasco

Hoje o Vasco vai ao Serra Dourada fazer o jogo da ida pelas quartas de final da Copa do Brasil contra o Goiás. E eu pergunto a todos: e daí?

Diante da penca de problemas como a falta de CNDs, salários atrasados, equipe desfalcada e, principalmente, crise gravíssima no Brasileirão, a competição perde completamente sua importância. Não dá pra ficar pensando em conquistar uma vaga na Libertadores quando o time frequenta o Z4 há três rodadas. A permanência na elite do futebol brasileiro é muito mais importante que a briga por mais um título na Copa.

Se der pra fazer uma partida decente e buscar um resultado que não inviabilize a conquista da vaga em São Januário, ótimo. Por conta disso, me parece correta a opção do Dorival em escalar um time misto. Aliás, poderia ser menos misto do que será e ter ainda mais reservas. Não que os titulares que vão a campo hoje mereçam algum descanso – apesar da sequência realmente braba de viagens e partidas – e não precisem jogar ainda mais para ver se o futebol deles resolve aparecer. O problema é que, além de descansar um pouco mais quem vai pra briga no Brasileiro e evitar a possibilidade de contusões em um elenco carente em opções, essa seria uma boa oportunidade para o treinador fazer testes em uma disputa que, repito, diante das circunstâncias, não é mais prioridade.

Assim como Jhon Clay terá uma nova oportunidade para ser observado, por que não fazer o mesmo com Montoya, Baiano e Reginaldo, só pra ficar nos que parecem ter mais chances de atuar durante o Brasileirão? Isso sem falar na molecada da base, que se bem instruída e consciente de que a Copa do Brasil agora não tem essa relevância toda, poderiam jogar sem o peso de ter que ajudar o Vasco a sair do buraco? Nessa, pelo menos o Jordi já poderia ir sendo testado.

Mas como estamos falando do Vasco e ninguém vai deixar de torcer por um prosseguimento na Copa do Brasil por causa dos outros problemas, esperamos que o time faça uma partida decente e, pelo menos, atue de forma digna. Jogando com atenção e vontade, podemos ter um jogo de volta mais tranquilo e, caso demos uma respirada na tabela do Brasileirão, focar um pouco mais na ida para a semifinal da competição. Um bom resultado hoje pode não nos ajudar diretamente a sair do Z4, mas certamente nos dará um pouco mais de confiança para encarar as pedreiras que teremos pela frente.

Fonte: ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165