Futebol

Opinião: Futebol para ET

Pense rápido: um marciano dá uma descida por essas bandas e resolve se informar sobre as coisas do futebol tupiniquim. Algum ET-Amigo havia lhe garantido que a bola, no Brasil, era realmente redonda. O sujeito com cara de Gremlin finalmente fez a sua agenda. E decidiu parar primeiro no Rio de Janeiro. Quarta-feira, semifinais da Taça Rio. Maracanã, provavelmente, cheio. Botafogo x Vasco. O visitante é neutro. Comprou ingresso para as arquibancadas brancas. Mas ele insiste: quer uma análise. Precisa saber quem é o favorito. O que dizer ao ET?

“O Botafogo é favorito...”, respondeu, meio espantado, o dono do estacionamento onde o ET encostou seu disco.

“Mas por que?”, insistiu o mala galáctico.

“Por que tem um time melhor... E só tem ganhado... E o Vasco só tem perdido...”, despachou o latifundiário de vagas automobilísticas, já de olho num estacionamento específico para Enterprises.

“E o Romário? Ele já fez 1000 gols?”, continuou o ET da Galera.

“Ainda não, mas não quero meter a minha colher nessa cumbuca. Pega a reta, Seu ET... “

Pronto. Com toda má vontade do dono do estacionamento, que, claro, cobrou R$ 8 por duas horas de estacionamento do disco do ET, o empresário de vagas explicou tudo ao visitante. O Botafogo é favorito, é melhor do que o Vasco e o milésimo gol de Romário deixou de ser uma efeméride histórica para se tornar em foco da discórdia no futebol vascaíno. Duvida? Não concorda? Sou exagerado? Leia o que disse hoje o Baixinho Romário, aboletado num chapéu bizarro na arquibancada do Estádio da Cabofriense.

“Claro que eu não estou atrapalhando. Ninguém é burro. Se eu não atrapalhava até o Flamengo, vou atrapalhar agora? As pessoas mais experientes têm que ter a cabeça tranqüila para, na hora de falar, dizer algo positivo. Porque para falar besteira é melhor não dizer nada”.

Pois é O Baixola espinafrou, com endereço certo para Leandro Amaral e Renato Gaúcho, que andaram choramingando sobre o fato de o tal milésimo gol atrapalhar o Vasco. Pois é: o time não vence há quatro partidas – três derrotas e um empate, em casa, contra o Americano. Em duas delas, hoje e contra o time de Campos, Romário não jogou. E aí? Então, não tem nada a ver. Romário não tem culpa nenhuma. O time é fraco. Pode até ser campeão carioca. Mas é limitado. E não sabe jogar sob pressão. Com ou sem Romário. Uma equipe sem laterais e volantes não é nunca será forte. Ah, sim: hoje, na Região do Lagos, a Cabofriense ganhou do Vasco por 2 a 1. Creio que o ET entendeu...

Enquanto isso, o Botafogo enfiou 6 a 2 no Nova Iguaçu, na Baixada. Três gols de Lúcio Flávio, dois de Dodô e um de André Lima. Time misto, diga-se de passagem. E, assim mesmo, o Botafogo venceu seu quarto jogo seguido. E está com 30 gols no Estadual: média de cinco por jogo. Domingo passado, o Botafogo ganhou do Vasco com sobras. Quarta-feira, tudo pode mudar. Até porque o futebol não é óbvio. Se fosse não seria tão bom. Mas a pergunta do ET era outra: quem é favorito? E aí não há dúvida: o Botafogo. Por três motivos: é melhor, está melhor e em paz. Que o ET da Galera tire suas conclusões.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165