Futebol

Opinião: Juntando os cacos!

Este desfecho da primeira fase da Taça Rio nem eu nem ninguém, por mais pessimista que fosse, esperava. Sei que agora vão aparecer os profetas de \"araque\" dizendo que já sabiam o que ia acontecer. Não entrem nessa. Falar depois do acontecido é mole, é não ter compromisso com nada, é jogar no ventilador. Como já disse antes, quebrei a cara em vários pedacinhos (juntando os cacos), pois não acreditei até a metade deste turno que isso pudesse acontecer, ou seja, uma semifinal sem os quatro times grandes.
Não há favoritos de agora em diante, mesmo porque todos os preferidos, antes do início do returno, estão chupando picolé e vendo a banda passar pela janela. Talvez o América, por ter conseguido o maior número de pontos em todo o campeonato, leve uma pequena vantagem, mas nada demais. Na prática, tudo pode acontecer.

Já em termos da decisão do título, mesmo apresentando-se muito mal na Taça Rio, o Botafogo é o favorito, por duas razões: os dois jogos são no Mario Filho e de todos é o único que pode encher o estádio com a sua torcida; o outro motivo é que o Botafogo vai entrar com a vantagem de poder empatar as duas partidas e ser o campeão.

Se fôssemos julgar o Fluminense, só pela partida contra o Volta Redonda, podíamos dizer que o time mereceu outra sorte, ou seja, mais um gol para se classificar. Mas isso seria muito simplório e não condiz com a verdade. O Fluminense, como disse o seu técnico, jogou o bicampeonato fora naquela derrota vergonhosa para o Friburguense de 4 a 1. Além do que falou o técnico interino Josué Teixeira, eu acrescentaria que no primeiro turno o Fluminense teve todas as chances de pelo menos chegar à final e jogou-as fora melancolicamente, por erros sucessivos do seu técnico na época.

O que falar do desempenho ridículo do Flamengo, que venceu só três partidas na competição toda, e ficou apenas na frente da Portuguesa no total de pontos? Se ao invés de um caíssem dois, o Flamengo pagaria um mico inacreditável, estaria na Segunda Divisão do Estadual do Rio de Janeiro no ano que vem.

Se ninguém acordar dentro da Gávea (dirigentes e torcedores) depois disso tudo, estará tudo perdido. O Fla pagou mais uma vez pela soberba dos seus dirigentes desde o início, quando desprezaram a Taça Guanabara, pois tinham certeza de que venceriam a Taça Rio. Isso só na cabeça dos seus mandatários, pois nós sabíamos que o Flamengo não tinha cacife, ou seja, time para tal. Contrataram o uruguaio Peralta como se ele fosse um novo Maradona ou coisa parecida e resolveria o campeonato para o Mengão. Depois veio o Luizão como salvador da pátria.

Passaram por cima da tal pré-temporada, uma idéia de \"jerico\"diga-se de passagem, e não se falou mais nisso. No final , deu no que deu. Hoje a situação do Flamengo é muito mais grave do que no início do ano.

Por fim o Vasco, que a rigor nunca esteve na briga do título deste Estadual. A reação no final do Campeonato Brasileiro de 2005, quando o time conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana, depois de passar um bom tempo brigando para não cair, iludiu não só o seu presidente como toda a comissão técnica, que considerou que o time era bom, mesmo perdendo Alex Dias.

Bastaram duas rodadas do Estadual para que eles voltassem à realidade e vissem que o Vasco era a equipe que mais precisaria se reforçar, talvez mais que o próprio Flamengo. Já era tarde, e o Vasco não conseguiu um mísero esquema de jogo. A cada partida, Renato escalava uma equipe diferente e criticava o seu sistema defensivo.

Se não mudar muita coisa, o Vasco brigará novamente no próximo Brasileiro para não cair para a Segundona. Dizem que Antonio Lopes assumirá o time no lugar do Renato. Mas isso está longe de resolver todos os problemas.

Para terminar, vamos parar de generalizar as coisas: que o futebol carioca é pessimamente dirigido, já sabemos. Agora a Federação carioca não é a responsável sozinha por isso tudo que vem acontecendo há algum tempo, pois neste caso estaremos absolvendo os presidentes e dirigentes dos clubes. E mais: também não podemos colocar no mesmo patamar os problemas de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo, é um erro crasso. Cada um com suas dificuldades: o Flu está com os salários em dia, os outros não. Só aí já há uma baita diferença.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165