Futebol

Opinião: "Parada para a Copa caiu do Céu!"

Mal no Brasileiro e com milhares de jogadores no departamento médico. Era dessa forma que se encontrava o Vascão no Campeonato Brasileiro antes da Copa do Mundo. Embora muitos critiquem a parada, nós vascaínos não podemos negar que ela caiu como uma luva, pois do jeito que as coisas iam não poderíamos esperar nada além de mais um restinho de ano marcado por sofrimento.

A primeira vantagem que essa parada nos trouxe foi a recuperação de alguns atletas que não estavam a disposição nas primeiras partidas. Jogadores como Rafael Coelho, Nunes, Fernando, Fágner e, principalmente, Ramón e Carlos Alberto se recuperaram e já encontram-se a disposição do recém-contratado PC Gusmão. Por falar em PC, ele foi a outra boa notícia dessa parada até agora. Mesmo fazendo uma boa campanha com o Ceará, ele aceitou o desafio apresentado e hoje é o novo comandante da caravela vascaína.

\"Apresentação

Diferentemente de Celso Roth, que não acreditou no poder de recuperação do elenco vascaíno e seguiu para o Internacional, PC chegou com muita vontade de trabalhar e afirmando que confia na capacidade e na qualidade de cada jogador do elenco. E por falar em elenco, ele já conta com novas caras, ou melhor, uma não é nem tão nova assim. Trata-se do ídolo Felipe, que retorna para recolocar o clube mais uma vez no rumo das conquistas. Além dele, o lateral direito Irrazábal e os atacante Zé Roberto e Bruno Paulo também chegaram para ajudá-lo nessa “missão”.

Missão que não é mais da responsabilidade do volante Souza e, ao que tudo indica, da jovem revelação Phillippe Coutinho que seguirão suas carreiras no velho continente. O primeiro foi negociado com o Porto-POR e o segundo se apresentará finalmente a Inter de Milão, que o contratou quando ele ainda tinha 16 anos de idade. Para nós é uma péssima notícia a venda das nossas maiores revelações nos últimos anos, mas isso já está se tornando uma coisa corriqueira no futebol brasileiro.

É nessas horas que o Vascão tem de agradecer por ser um clube brasileiro, pois enquanto vários países precisam buscar fora de suas demarcações a solução para as deficiências no plantel, o Brasil pode recorrer as categorias de base. E é exatamente nela que o Vascão espera encontrar os substitutos para esses dois jogadores. Para ocupar a vaga deixada por Souza as apostas são nos garotos Rômulo, bastante elogiado por PC ao longo da “pré-temporada”, e Allan, titular da equipe na reta final da Série B. Já para o lugar de Phillippe Coutinho, caso sua saída seja mesma confirmada, a aposta deve ser encima do camisa 10 dos juniores Jonathan, que vem ocupando a vaga de titular nos últimos coletivos. Além dos três, o zagueiro Genílson e o lateral-direito Max também estão sendo observados e podem aparecer na equipe no decorrer do Brasileirão.

Apesar de tudo isso não podemos nos esquecer das nossas deficiências no setor defensivo e dos problemas extra-campo. Por falar em problemas extra-campo, é lamentável a forma que está sendo conduzida a disputa pelo poder dentro de São Januário, que de certa forma chega até ser nojenta (desculpe-me a expressão). Quando os “poderosos” que comandam o nosso clube vão entender que o Vasco precisar da união de todos para se reerguer e voltar a ser temido pelos adversários? Será que eles não compreendem que essa briga de egos só está afundando cada vez mais o nosso amado Vasco? Ainda bem que o Vasco tem a nós torcedores, que nunca deixarão de acreditar na recuperação do nosso clube.

Ah… E para os vascaínos que assim como eu são superticiosos gostaria de lembrar que os anos de Copa do Mundo costumam ser bastante proveitosos para o Vascão. Para os curiosos, abaixo colocarei um resumo de algumas conquistas importantes do Vascão que ocorreram em anos de Copa.

\"Time

1930- Campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro

1934- Campeão Carioca

1950- Campeão Carioca

1958- Campeão do Torneio Rio-São Paulo, Campeão Carioca e do Torneio Início do Rio de Janeiro

1966- Campeão do Torneio Rio-São Paulo

1970- Campeão Carioca

1974- Campeão Brasileiro

1982- Campeão Carioca e Campeão do Torneio de Verão no Uruguai

1986-
Campeão da Taça Guanabara

1990-Campeão da Taça Guanabara

1994- Tricampeão Carioca

1998- Campeão da Taça Libertadores da América e Campeão Carioca

2006- Finalista da Copa do Brasil (pela 1ª vez) e 6ª colocação no Brasileiro (última grande campanha)

\"Mauro

Será que nesse ano teremos a mesma sorte? É aguardar para ver!

Abraços e se puderem deem uma conferida no novo site da Torcida Pequenos Vascaínos e nos ajude a mostrar ao mundo que é possível torcer sem violência, clique aqui


Agradecemos ao nosso colaborador Carlos Gregório, do site O Sentimento não Para pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Site oficial da Pequenos Vascaínos
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150