Por João Vitor Carvalho
O Supervasco publicou nesta sexta-feira a coluna de \"O Globo\" do respeitável jornalista Fernando Calazans. Nela ele fez algumas considerações até certo ponto verdadeiras a respeito do Vasco, mas gostaria de fazer algumas ponderações com relação a alguma de suas opiniões. Para isso, pincei alguns comentários dos ilustríssimos leitores. Vamos então ao contra-ponto.
A torcida Vascaína, como disse Calazans, é a mais satisfeita das torcidas do rio. Afinal, dentre os 4 grandes clubes da cidade, o Vasco é o único que cumpre sua obrigação à risca. O Flamengo patina, e Botafogo e Fluminense, bom, todos sabem bem o que se passa com esses dois. O jornalista afirma, em outras palavras, ser abissal a diferença de nível técnico da série A para a série B, e é justamente aí que reside a minha maior discordância com relação ao seu artigo.
Sinceramente, não vejo essa diferença toda. É certo que a diferença entre os times do G-4 da primeira para os do G-4 da segunda é enorme, mas as diferenças param por aí. Não vejo, e aí arranco fora a minha paixão do peito, nenhuma diferença entre o Vasco, especificamente, para com os times da parte de baixo da tabela da Série A. Seria mesmo o Vasco tão pior que Atlético Paranaense, Náutico, Fluminense, Botafogo, Coritiba, Sport, Barueri, Santo André, Avaí, Flamengo, Atlético Mineiro? O que esses times tem que o Vasco não tem? Grandes craques? Um técnico de ponta? Absolutamente nada os difere do Vasco. Arrisco dizer que no que diz respeito a comissão técnica, estamos na frente de todos esses.
O Colunista se baseia no jogo entre Vasco e São Caetano, o qual se refere como horrível, o que de fato foi, para justificar sua opinião. Mas, ao observador crítico, o jogo de terça feira do Vasco em nada ficou devendo, no aspecto \"ruindade\", ao jogo, por exemplo, entre Botafogo x Fluminense, Atlético Paranaense x Flamengo, Botafogo x Atlético, Náutico x Fluminense, Atlético Paranaense x Fluminense, jogos da primeira divisão (até quando não sei). Isso para falar dos jogos que eu me lembro de ter assistido, pois deve ter havido e ainda hão de vir jogos desse nível para baixo. Alguém imagina como será o jogo Santo André e Sport? certamente de um primor técnico elogiável não é professor Fernando Calazans?
É notória a maior qualidade técnica do Vasco em relação aos demais. Mas, usando novamente as palavras do jornalista, a série B é uma guerra. E, na Guerra, meu amigo, cada um usa as armas que tem. O Vasco tem a habilidade de Alex Teixeira, a sagacidade de Ramón, o faro de gol do artilheiro Élton, a ousadia de Carlos Alberto, a segurança de Fernando Prass. Os adversários, por sua vez, tem os pernas de pau brucutus, sempre dispostos a equilibrar as partidas na base da porrada.
Para terminar, gostaria de deixar um recado aos mais apaixonados. O Vasco não é essa Brastemp toda, esta, tão somente, ao nível desses clubes citados. Portanto, termino fazendo coro com Calazans de que sim, precisamos reformular nosso elenco, apesar de já termos construído uma boa base, com jogadores formados no clube e tudo mais. Se almejamos posições de Vasco da Gama, precisaremos de bons reforços. Eu não sei vocês, mas já me cansei de ficar no meio da tabela.