Futebol

Opinião: "No meio do caminho tem um Bernardo"

Vinícius Faustini (@v_faustini)

\"\"Se a situação atual do meio-de-campo do Vasco fosse contada a partir da poesia de Carlos Drummond de Andrade (um dos muitos torcedores ilustres do clube), certamente seriam escolhidos os versos “No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho”. Prestes a promover a estreia de Diego Souza – que chega com status de camisa 10 e de grande reforço para a temporada – o time vascaíno agora viu o jogador que provavelmente será sacado por Ricardo Gomes marcar três gols na vitória por 4 a 2 sobre o Madureira. Bernardo, jovem de 20 anos que foi emprestado pelo Cruzeiro, foi o ponto de desequilíbrio que deu a vitória ao Vasco em meio a todo o caos da partida no Raulino de Oliveira.

Caos que começou no gramado do estádio, em precário estado de conservação, cheio de buracos e poças de areia, passou pela arbitragem de Wagner de Menezes (que no início da partida anulou gol legítimo de Élton e durante o jogo cometeu erros para os dois lados) e chegou ao time do Vasco. Mais uma vez, os vascaínos sofreram com a displicência de seu setor defensivo. O Madureira passeou pela direita, em jogadas com o lateral Valdir e o atacante Baiano, e por duas vezes conseguiu igualar o marcador – em golaço de Rodrigo e num gol de cabeça de Adriano Magrão. No entanto, para compensar os sete gols sofridos em confrontos com equipes de menor expressão nos três primeiros jogos da Taça Rio, no meio do caminho tem um Bernardo.

Bernardo, que no fim do primeiro tempo aproveita passe curto de Felipe na direita e, com um chute rasteiro, abre o placar a poucos minutos do fim do primeiro tempo. Bernardo, que desempata a partida pela primeira vez ao aparecer na esquerda, completando com um chute cruzado o ótimo lançamento de Felipe. Bernardo, que valoriza a jogada ensaiada de cobrança de falta de Jéferson desviada por Rômulo para aparecer no meio da área e desequilibrar mais uma vez. E que após o terceiro gol viu seu substituto, Fellipe Bastos, fazer um gol logo em sua primeira tentativa, e deixar sacramentado o placar de 4 a 2.

Tabelas afinadas e bom entendimento com Felipe na criação de jogadas, muita disposição, habilidade e quatro gols em dois jogos como titular. Mal Diego Souza chega ao Vasco e logo tem pelo meio do caminho um concorrente outrora visto como aposta e que, aos poucos, vai se encaixando na equipe de Ricardo Gomes e caindo nas graças da torcida. Às vésperas de sua possível estreia (no clássico do próximo domingo, contra o Botafogo), o novo camisa 10 precisará jogar muita bola para convencer o torcedor de que é digno do número que ostenta e de que é digno de chegar para ficar com a vaga de titular. Afinal, o meio-de-campo vascaíno tem um Bernardo no meio do caminho.

Fonte: Blog de Lédio Carmona
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150