Uma das questões mais debatidas por torcedores do Vasco nas últimas semanas é: "Por que Orellano não é titular do time de Maurício Barbieri?". A resposta mais curta é que o argentino ainda não está preparado, na avaliação da comissão técnica. O ge buscou detalhes sobre o tema.
Luca Orellano chegou ao Vasco como uma das contratações mais caras da SAF e com respaldo do departamento de futebol - o diretor técnico Abel Braga já rasgou elogios ao atacante. Aprovado quase que por unanimidade dentro do clube, o argentino ainda não conseguiu corresponder no Brasil e tem sentido o peso da adaptação. Mas já teve chance de ser titular.
A reportagem apurou que, na partida contra o Coritiba, Orellano foi cotado para começar jogando no meio-campo, centralizado, na função de armador. No entanto, o argentino disse à comissão técnica que não se sente confortável para fazer a função de meia e prefere disputar posição na ponta direita.
Nessa função o Vasco tem hoje Gabriel Pec, que, apesar de não ter ido tão bem nos últimos jogos, é um atleta que começou a temporada em alta. Mais que isso, o cria do clube tem como característica ajudar na recomposição defensiva - o time depende do vigor de Pec hoje.
- Acho que venho fazendo bons jogos. Meu diferencial é essa função tática de voltar e ajudar na marcação. Eu me sinto às vezes cansado por isso, porque tenho que voltar e atacar, mas acho que isso que me torna diferente e me ajuda em alguns jogos - disse Pec em coletiva.
Essa é uma das desvantagens de Orellano, que no Vélez Sarsfield não tinha a necessidade de voltar para marcar. No Vasco, ele está evoluindo nesse quesito e em outros. É um jogador dedicado no dia a dia e que está amadurecendo e melhorando em termos físicos e de competitividade.
A parte física foi um problema nos primeiros meses, como já explicamos antes. Orellano sentiu duas lesões em trabalhos pré-treino. Também não se adaptou tão bem num primeiro momento, muito em função da timidez. Hoje, é visto mais nas companhias de Capasso, Galarza e Pumita, outros atletas sul-americanos do elenco do Vasco.
O departamento de futebol acredita que, em uma fase melhor do Vasco, Orellano vai entregar o que se espera dele. Ainda não é o momento de ele ser titular, mas isso vai acabar acontecendo em breve, porque Gabriel Pec está pendurado com dois cartões amarelos e, quando ficar suspenso, o argentino será a opção natural.
Na última temporada na Argentina, Orellano atuou em 50 jogos, marcou apenas quatro gols e deu quatro assistências. É um jogador talentoso, com muito potencial, mas os números mostram que ele também não é o jogador decisivo que a torcida tanto projeta. O titular Pec fez oito gols e deu duas assistências em 20 partidas neste ano.