Futebol

"Os 300 do Vasco" definirão futuro do clube cruzmaltino

Há tempos o Clube de Regatas Vasco da Gama não vivia um dia tão importante como o de hoje. Às 20h, na Sede Náutica da Lagoa, será eleito o novo presidente do clube. Com a desistência de Eurico Miranda, o grande benemérito Amadeu Pinto da Rocha será o candidato de situação e terá, provavelmente, Fernando Horta e Antônio Lopes, que não é o treinador, como primeiro e segundo vice-presidentes respectivamente. Já pela oposição, Roberto Dinamite concorre e terá o empresário Olavo Monteiro de Carvalho e Luso Soares da Costa, nos cargos de vice.

A eleição será secreta e, através de cédulas de papel, elegerá o presidente que assume o cargo na próxima terça-feira, dia 1º de Julho. O pleito não contará com chapas e, por isso, ainda permite que outros conselheiros se candidatem. Outra curiosidade é o fato de os membros dos conselhos poderem votar em candidatos a qualquer cargo de lados diferentes e não necessariamente da oposição ou situação.

Por ter vencido a eleição entre os sócios, Dinamite contará com 120 membros do Conselho Deliberativo, que lhe darão o voto, contra 30 de Amadeu. Já os 150 membros do Conselho de Beneméritos, que são vitalícios, completarão a votação que definirá, enfim, o presidente do clube e acabará com uma polêmica que vem se arrastando desde 2006. Em toda a história do clube, que completará 110 anos no próximo dia 21 de agosto, o candidato que venceu a votação dos sócios jamais foi derrotado no Conselho. Baseado nesta estatística, Roberto Dinamite espera sair vencedor logo mais.

"A tradição e a história do clube mostram que a eleição do Conselho só confirma o resultado do pleito dos sócios, que foi no último sábado. Não acredito que vá acontecer algo diferente. Mas vamos fazer nossa parte. Respeitamos e vamos acreditar na história do Vasco da Gama", disse o candidato, que recebeu o apoio do governador Sergio Cabral que, por sua vez, enviou cartas aos beneméritos pedindo voto para Dinamite.

Eurico otimista Já o ainda presidente Eurico Miranda esteve, ontem, em São Januário e falou com a imprensa. Sereno, o dirigente mostrou-se esperançoso na vitória de Amadeu.

"Se eu ainda conheço a raiz do Vasco, os beneméritos vão conduzir o Amadeu à vitória. Não tenho dúvida disso. Mas eleição é eleição. Vamos ver o que acontecerá", refugou. Eurico disse, ainda, que foi comunicado, ontem, para que a Sede da Lagoa ficasse pronta para receber as eleições hoje. O presidente fez questão de organizar tudo pois, no seu entender, o pleito está de acordo com o estatuto do Vasco.

"Fui comunicado hoje (ontem), às 14h, de que tinha que deixar a sede pronta para receber as eleições e já providenciei tudo o que era necessário. Só iria me opor às eleições se elas não se enquadrassem no estatuto do Vasco. Mas este não é o caso", afirmou Eurico, garantindo que se distanciará momentaneamente do clube.

"Preciso me afastar. Mas isso não quer dizer que não irei dar minha colaboração caso seja solicitado. Mas necessito me afastar".

A sorte está lançada e que vença o Vasco e sua imensa torcida!

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150