A tensa classificação à terceira fase da Copa do Brasil pode render dores de cabeça ao Vasco.
Após empatar em 3 a 3 no tempo normal, o clube carioca precisou dos pênaltis para eliminar o Água Santa (SP). A igualdade, no entanto, só foi conquistada com um gol de Lucas Piton já nos acréscimos do segundo tempo da partida, gerando uma confusão generalizada.
Na súmula oficial da partida enviada à CBF, o árbitro Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS) detalhou o “caos” no confronto em São Januário, com direito a 18 cartões amarelos – 12 a membros do time paulista e 6 à equipe da casa.
Além do meio-campista Igor Henrique, expulso pela entrada dura em Dimitri Payet, a súmula reporta ainda os cartões vermelhos dados ao atacante Neilton (Água Santa) e ao zagueiro João Victor (Vasco).
Neilton
“Após ser provocado e intimado pelo seu adversário de camisa número 38, sr. João Victor da Silva Marcelino, o mesmo saiu do seu banco de suplentes e com gestos de mão fechada, partiu para cima do seu adversário, porém, não chegando a vias de fato”.
João Victor
“Por, após o gol da sua equipe, sair de seu banco de suplentes e dirigir-se a área técnica da equipe adversária, provocando o seu adversário de camisa número 7, Sr. Neilton Meira Mestzk, proferindo as seguintes palavras: "Comemora agora seu c****". O referido atleta, com gestos de mão fechada, intimou o seu adversário para brigar, não chegando a vias de fato. Após a expulsão, o atleta teve que ser contido por membros da sua comissão técnica pois dirigiu-se ao árbitro assistente, Sr. Jorge Eduardo Bernardi, questionando-o: "Por que me expulsou seu filho da p***?". Ressalto que essa atitude gerou um conflito generalizado entre ambas equipes”.
A confusão generalizada no campo ainda foi novamente citada pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein na súmula da partida em outras duas oportunidades. Primeiro ao indicar a presença de funcionários do Vasco nos arredores do gramado. Um deles, inclusive, discutindo com Neilton, do Água Santa.
“Informo que aos 48 minutos do segundo tempo, com o jogo paralisado, após conflito generalizado, pessoas identificadas com a camisa do Vasco da Gama SAF invadiram os arredores do campo de jogo, sendo possível identificar somente o Sr. Ricardo Benarroz Rosemberg, responsável pelos gandulas da partida. O mesmo foi retirado dos arredores do campo de jogo após discutir com o atleta de camisa número 7, sr. Neilton Meira Mestzk da equipe do EC Água Santa. Informo que o jogo ficou paralisado por 8 minutos a partir dos 47 minutos do segundo tempo em razão do conflito generalizado de ambas as equipes”.
O documento oficial da partida indica ainda que, durante a confusão, “foram arremessados para o campo de jogo objetos como: copos contendo líquido, latas de refrigerante, garrafa de água e chinelo. Os referidos objetos partiram da torcida do Vasco da Gama SAF que se encontrava atrás dos reservados”.
O Cruzmaltino fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, mas sofreu um "apagão" e acabou levando a virada na etapa final. Nos acréscimos, Lucas Piton fez e voltou a empatar o placar, levando a definição para os pênaltis, onde o Vasco venceu por 4 a 1 e seguiu para a 3ª fase.
Com a classificação, o Vasco embolsou R$ 2,205 milhões e já acumula R$ 5,4 milhões em premiação na atual edição.
Próximos jogos do Vasco: