Além da rivalidade histórica, o clássico de hoje terá um duelo de treinadores muito particular. Com passagens em ambos os clubes, o técnico rubro-negro, Joel Santana, é o retrato da experiência no Clássicos dos Milhões. Já o comandante vascaíno, que também já esteve na Gávea, tem apenas um Flamengo x Vasco em seu currículo, em 2005, quando ainda treinava o Rubro-negro.
Praticamente estreante, Celso Roth, fará, hoje, seu primeiro Flamengo x Vasco desde que chegou à Colina.
Ter boas passagens pelo futebol do Rio de Janeiro, é muito importante para um treinador ser top de linha, disse Roth que, no Brasileiro de 2005, levou o Flamengo à sua última vitória sobre o Vasco em jogos da competição: 1 a 0 com gol de Souza, hoje no América-RN.
Com participação em 23 Clássicos dos Milhões, como jogador ou treinador, Joel Santana tem seu nome mais que garantido na história do confronto. Sem esconder o carinho pelos dois clubes, ele garante que, quando a bola rola, ele é facilmente esquecido.
Tenho certeza de que, por onde passei, meu nome está gravado. Os dois clubes estão no meu coração, mas, hoje, tenho que trabalhar pela vitória do Flamengo, que paga meu salário, brincou.
Clássico da paz
Se a experiência dos treinadores em clássicos entre Flamengo e Vasco é diferente, a expectativa para a partida de hoje não poderia ser mais parecida. Reconhecendo que a rivalidade mexe com os torcedores, Joel Santana e Celso Roth fazem apenas um pedido: que o clássico seja acima de tudo, marcado pela paz entre as torcidas.
Esse é um dos maiores clássicos do Brasil e temos que saber isso. O torcedor cobra a vitória e isso é fundamental. É muito bom que eles compareçam para nos ajudar, mas que todos ajam como seres humanos para que não haja violência, apelou Celso Roth.
As duas torcidas sempre fazem um grande duelo. Crianças vão estar presentes e vai ser uma festa de todos. Espero que o bom futebol prevaleça e que a violência fique longe do Maracanã, concordou Joel Santana, encantado com as mais de 200 crianças que acompanharam o treino do Flamengo na manhã de ontem.