Imprensa

Osmar Santos, ex-locutor de Rádio, aposta no título do Vasco

Grandes craques já brilharam no clássico entre Corinthians e Palmeiras. Um deles, no entanto, notabilizou-se por emocionar alviverdes e alvinegros. Não com dribles, mas com palavras.

E foi em um Dérbi que o narrador Osmar Santos, sem saber, despediu-se dos microfones. No dia 18 de dezembro de 1994, ele comandou a transmissão da segunda final do Brasileirão pela Rádio Globo, das cabines do estádio do Pacaembu.

Como o Verdão havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, o empate na volta (1 a 1) foi suficiente para a conquista da taça. Depois de Marques colocar o Timão em vantagem no placar, o gol de Rivaldo, o do título palmeirense, foi descrito assim:

– Bola para Antônio Carlos. Recebeu, dominou, desceu pela meia, meteu na grande área (...) Saiu Edmundo, saiu o goleiro, bola pra Rivaldo, impedido...Goool! Do Palmeiras! Rivaldo! Rivaldo! – vibrou.

Quatro dias depois, a tragédia. No trajeto de Marília para Lins, no interior de São Paulo, seu carro foi atingido por um caminhão cujo motorista estava embriagado.

O acidente lhe causou sequelas e a fala ficou comprometida. Se bordões como “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” fizeram sucesso nas ondas do rádio, atualmente o seu vocabulário tem de 150 a 200 palavras e ele se locomove com o auxílio de uma cadeira motorizada.

Concorra a camisa e CD com gols narrados por Osmar Santos

Apesar dos obstáculos, ele não ficou parado no tempo. Desenvolveu a habilidade da pintura e até hoje, aos 62 anos, assiste aos jogos.

Perguntado sobre quem será o campeão brasileiro deste ano, Osmar Santos não titubeou e cravou:

– Vasco! – afirmou ele, que dá nome ao troféu concedido pelo Diário LANCE! ao melhor do time do primeiro turno.

Para ser campeão, o clube da Colina precisa vencer o Flamengo, neste domingo, no Engenhão, e torcer por uma vitória do Palmeiras no Pacaembu. Dependendo só de si, o Corinthians é penta com um empate em casa.

E aí, garotinho?

Narração de Osmar Santos

Com a palavra, Oscar Ulisses, narrador da Rádio Globo e irmão de Osmar Santos, em entrevista ao LANCENET!:

\"O clássico ainda mexe bastante com Osmar. Ele viveu boa parte da vida transmitindo jogos de futebol e ainda participa das transmissões de uma certa maneira. Ele acompanha de perto o trabalho da equipe da Rádio Globo. Com certeza ele vai ouvir o clássico. Às vezes ele assiste pela televisão e, vira e mexe, ele está nos estádios, mas acredito que ele não irá ao Pacaembu neste domingo.E as brincadeiras são constantes depois dos jogos. Ele me liga e solta sempre uma palavra ou outra em relação ao jogo que aconteceu. Sempre são palavras bem-humoradas, o que é próprio do Osmar.\"

Campanha: Gorduchinha na Copa de 2014


Depois do sucesso da Jabulani na Copa da África do Sul, em 2010, foi criada uma campanha para que a bola do Mundial de 2014 se chame Gorduchinha, em homenagem a Osmar Santos e seus criativos e reconhecidos bordões.

– A ideia surgiu no ano passado. Conversei com Osmar, ele se animou com a sugestão e fizemos o lançamento da campanha em julho, no aniversário dele – explica Delen Bueno, Executivo da Rádio Globo que conhece o Pai da Matéria há mais de 20 anos.

Palmeiras, São Paulo e Portuguesa já demonstraram apoio à Gorduchinha. Além dos clubes, emissoras de rádio e outras personalidades do esporte também aderiram ao projeto.

No primeiro trimestre de 2012, a Adidas, fabricante da bola do torneio, deve direcionar a definição, segundo a Revista Veja

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147